Convívio

Meu amigo, meu tesouro

Que você possa experimentar o amor de Deus através da presença de um amigo

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou descobriu um tesouro” (Eclesiástico 6,14).

Como é bom conviver com pessoas com as quais podemos deixar-lhes um pouco de nós e levar um pouco delas, é uma bela experiência marcar o irmão e permitir ser marcado por ele com aquilo que temos de belo e, que é graça de Deus, nossa amizade.

Foto ilustrativa: Paula Dizaró / cancaonova.com

É muito gratificante ter um amigo com o qual podemos sorrir, chorar, discutir e nos reconciliar, para partilhar nossa vida e, juntos, construirmos um ao outro com aquilo que é o nosso sagrado, a nossa história de vida. É bom compreender que o vocábulo “amigo” é mais profundo do que imaginamos; o verdadeiro amigo é o grande tesouro que a maioria das pessoas anseiam ardentemente encontrar.

Vale a pena ressaltar que, não posso e nem devo viver na superficialidade de uma amizade, é preciso conhecer e dar-se a conhecer, pois, o verdadeiro amigo tem a incumbência de ao conhecer o negativo do irmão se disponibilizar a ver além das aparências, porque a própria palavra nos diz: “Os homens veem a aparência, mas Deus vê o coração” (I Samuel 16,7).

O verdadeiro amigo não é aquele que conhece apenas o melhor de nós, e sim, aquele que conhece o pior de nós e nos ajuda a mudar. Por isso, é preciso permitir que o outro se sinta livre, porque a verdadeira amizade deve ter no centro Deus. Tendo em vista que, só se pode ter um verdadeiro amigo quando o amor vem em primeiro lugar, o amor puro, genuíno e que nos leva à santidade. O amigo tem a função de levar o outro para o Céu, a amizade verdadeira deve ser sinal de Deus… de cura, comunhão, alegria, crescimento, escuta, amor e pureza.

A verdadeira amizade requer maturidade

Por esta razão, cativemos com maturidade aqueles que Deus colocou ao nosso redor, eles são presentes para nós, são joias raras que precisam ser contempladas naquilo que têm de mais precioso e que podem nos oferecer: Aaverdadeira amizade.

Desejo que você possa experimentar o amor de Deus por meio da presença de um amigo, sendo livre e permitindo que ele também o seja. Guarde o seu tesouro (seu amigo) no lugar mais precioso do seu ser, no seu coração, ele merece e você também.

Leia mais:
.: Em tempos de redes sociais, como manter uma amizade fisicamente?
.: Conheça as três fases para formação de uma boa amizade
.: Um amigo antecipa o céu

E, para aqueles que viveram a experiência das decepções nas amizades e, indiretamente, fizeram votos internos de não mais confiar em mais ninguém, que esses possam viver um tempo novo, reconstruindo o que foi perdido, “renascendo das cinzas como a águia” e vivam intensamente suas amizades sem que tenham medo de serem felizes. Quando paramos nas limitações do irmão é porque não tivemos a capacidade e o discernimento de olhar para dentro de nós e enxergar que: o que eu não gosto no outro é algo que está presente em mim e não tenho coragem de me desvencilhar, porque nossos irmãos são nossos espelhos.

Posso assegurar-lhes que vale a pena ultrapassar a superficialidade que o mundo nos oferece, deixando de lado os “espinhos” existentes no outro e tendo a sensibilidade de enxergar a “rosa” que há nele.

Edivoneide Andrade
Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.