dom de deus

Amizade, lugar de chegadas e partidas

O dom da amizade é dado por Deus (“Quem encontrou um amigo encontrou um tesouro” – Eclesiástico 6,14-17). Gosto de dizer que é um lugar de encontro, de descanso e conforto. O verdadeiro amigo dado por Deus nos permite chegar e alcançar lugares que jamais seríamos capazes, ele tem o dom de nos fazer mergulhar em nós mesmos e nos trazer de volta à superfície (“Lázaro, vem para fora” – Jo 11); na verdade, ele nos convida a irmos em frente, mas a voltar para a nossa essência, para o que somos.

Quantas vezes, nos momentos de dor e tristeza, tudo que queremos são palavras de consolo, a presença e um “tamo junto” de nossos amigos? A verdadeira sabedoria não está em adquirir para si a multidão, mas, entre a multidão, escolher aqueles que farão parte da nossa vida para sempre, assim como fez Jesus.

Amizade, lugar de chegadas e partidas

Foto ilustrativa: martin-dm by Getty Images

Na amizade não existe distância

A amizade é uma escolha de Deus, mas passa por nossos passos, nossa abertura, pelo cultivo, pela presença e cuidado com o outro. Padre Léo dizia que a presença física é a mais pobre das presenças, na certeza de que, na amizade, um coração que é convencido do amor sabe que, mesmo longe, o outro sempre estará por perto.

Na amizade, viajamos com os sonhos do outro, vibramos com as conquistas e sofremos com seus fracassos. Na amizade, lembramos o outro dos passos acertados, lembramos que as quedas fazem parte da vida. Na verdade, o amigo tem o poder de nos devolver esse coração de carne (Ez 36,26), que é capaz de amar, sentir, frustrar-se, cair, mas jamais permanecer prostrado.

Leia mais:
::A importância de cultivar boas amizades
::O amigo é como um mensageiro de Deus na nossa vida
::Um amigo é o refúgio para todos os momentos da nossa vida
::Música para amigos

Quanta gratidão devemos àqueles que, em meio à multidão, escolhem caminhar perto do nosso coração! Que dom tão grandioso e sublime é esse! Quanta gratidão devemos àqueles que escolhem permanecer do nosso lado, partilhar da nossa vida e nos indicar o caminho para o céu! Quanta gratidão devemos àqueles que nos devolvem o olhar de esperança sobre nós mesmos, que nos devolvem, com um sorriso, a alegria de continuar nessa estrada rumo à eternidade. Que bom é ter amigos, dos quais nem o tempo nem a distância são capazes de separar. Que bom é termos amigos!

banner_tenha um otimo dia


Brigite Cortez

Brigite Cortez, natural de Portugal, é missionária na Comunidade Canção Nova onde atua na Casa de Missão da França.

 

comentários