Nossa Senhora do Ó

Uma devoção para grávidas e quem deseja engravidar

Planejar uma família e gerar filhos para Deus e para a sociedade: esses são sonhos e desejos presentes no coração daqueles que possuem a vocação ao matrimônio e querem formar uma família segundo os desígnios do Senhor. Engravidar é responsabilizante, porém, é sobretudo uma grande graça de Deus, que escolhe homens e mulheres para serem cocriadores com Ele.

Sobre depender do Senhor para tal realização e se preparar para a chegada de um filho, a Virgem Maria é Mestra! Vale a pena reler o anúncio do Anjo Gabriel a Maria; um diálogo que mudou não somente a vida d’Ela, mas de toda a humanidade. Imagine como foi essa conversa… Entre na cena e absorva cada palavra:

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço homem?” Respondeu-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível”. Então disse Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo afastou-se dela” (Lc 1,26-38).

Uma devoção para grávidas e quem deseja engravidar

Foto ilustrativa: dolgachov by Getty Images

Para quem deseja engravidar

Para o casal que deseja engravidar, esse diálogo chama a viver a disponibilidade. E ainda: falar sobre engravidar é falar também sobre a expectativa de realização dos planos do Senhor, mas com o abandono e consciência de que Ele orienta todo o caminho.

O título mariano de Nossa Senhora do Ó pode ser um importante instrumento para quem deseja engravidar e/ou já se encontra grávida. Tal devoção surgiu precisamente das antífonas das vésperas da Liturgia das Horas, de 17 a 23 de dezembro. São sete antífonas rezadas antes e depois do Magnificat e todas elas começam com a interjeição “Ó” seguida de uma invocação a Jesus, como por exemplo, “Ó Sabedoria”, “Ó Chave de Davi”, “Ó Sol nascente justiceiro”. Recordam, assim, o momento em que Maria estava grávida, mas já bem perto do nascimento do Menino Deus. A exclamação “Ó” que acompanha cada nome dado a Cristo indica admiração, júbilo e uma grande alegria! Maria foi Aquela que sempre esperou e confiou.

Desse modo, seja qual for a situação do casal, de estar planejando uma gravidez ou tendo desafios para alcançá-la, o convite é: confiar em Deus! E temos uma grande auxiliar para isso: a Virgem Maria, a Senhora do Ó! Ela também carregou um Filho em seu ventre, O Esperado por todas as gerações, e também buscou se preparar para receber o mais Belo Menino de todos!

Como pedir o auxílio da Senhora do Ó

De todos os títulos marianos, não podemos nos esquecer de um: Ela é Mãe! Todos nós precisamos de uma mãe. Tendo ou não mais a nossa mãe da terra, a Mãe do Céu é presença sempre em todos os momentos de nossa história. Com ela, também precisamos cultivar um relacionamento pessoal e profundo. Ela é a medianeira de todas as graças, leva todas as nossas intenções ao Sagrado Coração de Jesus e cuida de todas as mulheres que desejam engravidar, de sua gestação e que tenham uma boa hora.

Leia mais:
.:Quais são os dilemas da mãe moderna e como lidar com eles?
.:Tal mãe, tal filho fala sobre o papel espiritual da mãe
.:Dicas de documentários sobre maternidade e filhos
.:Gestação e saúde emocional: como lidar?

A seguir, uma oração que, segundo a tradição, é dedicada à Senhora do Ó:

Oração a Nossa Senhora do Ó

Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do Verbo feito carne, pelas inefáveis alegrias da expectação do vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus.

Anunciação e da Doce Espera do Menino Jesus, ensinai-nos a ter uma íntegra pureza no corpo e na alma e humildade profunda no espírito e no coração para que o meigo Fruto de vossas benditas entranhas, venha nascer misericordiosamente em nossos corações. A eles, trazendo a abundância dos dons divinos, para a redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e a obtenção de nossa coroa no paraíso em vossa companhia. Amém.

Intercede por mim (com confiança fazer seu pedido) e faça com que o meigo Fruto de vossas benditas entranhas venha a nascer misericordiosamente em meu coração. Assim seja.

No livro Nossa Senhora do Ó: uma devoção para grávidas e mulheres que desejam engravidar, conheça a história completa dessa devoção e outras orações a serem feitas pelo bebê, em família ou para quem deseja engravidar.

Uma veneração muito especial para mulheres que estão disponíveis à graça de Deus na geração de novas vidas.