tempo de conversão

Confira 15 dicas para viver bem o tempo de Quaresma

Prepare-se para a Quaresma

Quaresma é tempo de conversão. É um tempo especial de graças que, devemos aproveitar ao máximo, para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. São Paulo insistia: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (2 Cor 5, 20); “exortamos-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: ‘Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação’ (Is 49,8)”. “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor 6, 1-2). Eis algumas práticas que podem nos ajudar a viver bem este tempo:

-Confira-15-dicas-para-viver-bem-o-tempo-de-Quaresma

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

1- Quarta-feira de Cinzas

Comece bem a Quaresma recebendo as Cinzas e meditando o seu significado: “voltamos ao pó” que as cinzas lembram. “És pó, e ao pó tu hás de tornar” (Gen 2, 19). Este sacramental da Igreja lembra-nos de que, estamos de passagem por este mundo, e que a vida de verdade, sem fim, começa depois da morte; e que, portanto, devemos viver em função disso.

2 – Oração

Intensifique a oração. Seja a oração pessoal ou comunitária. Orar é entrar em comunhão com Deus; tornar-se intimo de d’Ele que é nosso Pai. Marque um tempo para rezar e obedeça o previsto.

3 – Palavra de Deus

Medite a Palavra de Deus, sobretudo, as leituras que a Igreja coloca na Liturgia da Missa neste tempo. Decida, com uma ato de vontade, a fazer o que Deus te pede na meditação.

4 – Jejum

Faça o jejum conforme as próprias condições, para que o corpo seja sujeito ao espírito. Pode ser um jejum a pão e água, um jejum só de líquidos, um jejum parcial, etc., especialmente nas sextas-feiras.

5 – Esmola

Dê uma boa esmola aos pobres. Pode ser de muitas formas: ajudar uma família necessitada; um pobre necessitado, etc.. “Tenhamos caridade e humildade e façamos esmolas, já que estas lavam as almas das nódoas dos pecados” (S. Francisco).

6 – Visitar os doentes

Visite os doentes que precisam de ajuda, sobretudo os velhos e abandonados. “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12).

7 – Confissão

Faça uma boa confissão geral, depois de um bom exame de consciência, revendo toda a vida passada. Não omita nada, lance em Deus todas as suas misérias. Perdoe todas as pessoas que te ofenderam.

8 – Santa Missa

Participe da Santa Missa sempre que puder, e comungue bem. Faça uma boa ação de graças após a comunhão, colocando toda a sua vida para Jesus. Louve-O, adore-O, interceda pela Igreja, pela sua família, etc..

9 – Via Sacra

Participe da Via Sacra sempre que puder, ou a faça você mesmo em uma Igreja, acompanhando os quadros que a compõem, meditando o sofrimento de Jesus na Sua Paixão.

10 – Exercício de mortificação

Faça algum exercício de mortificação; por exemplo, cortar um doce, deixar a bebida, cigarro, passeios, churrascos, a TV, internet, celular, alguma diversão, etc., para vencer as fraquezas da carne.

11 – Liturgia das Horas

Reze a Liturgia das Horas com toda a Igreja neste tempo forte de orações. Ao menos as Laudes e as Vésperas, se tiver condições.

Leia mais:
::Confira 6 dicas para participar bem da Santa Missa
::Como cristãos por que e como devemos fazer o sinal da Cruz?
::O que significa benzer? O que significa abençoar?
::Qual é a diferença da Missa diária para a Missa dominical?

12 – Peregrinação

Faça uma peregrinação, ao menos uma vez na Quaresma, a um Santuário Mariano, ou outro Santuário, participando da Santa Missa.

13 – Moderar as palavras

Esforce-se para moderar suas palavras, fale com discrição, evite a maledicência, o julgamento dos outros, o falar mal dos outros, prefira elogiar a criticar.

14 – Perseverança

Procure identificar se você tem algum vício ou mal comportamento, lute para evita-lo; reze pedindo a Deus a graça de vence-lo. Pratique a virtude da perseverança.

15 – Humildade

Evite falar de você mesmo, de se exibir, de querer aparecer, de defender seus pontos de vista de maneira acirrada. Procure o último lugar, viva a humildade.

quaresma


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.