Adolescência

É preciso saber aproveitar o tempo. Nesta etapa de sua vida, é possível que você se sinta um pouco confuso sobre o que deve fazer, e sobre o momento adequado para fazê-lo, já que você está vivendo uma etapa cheia de mudanças e transformações.

Quem sabe, você se pergunta quando será o momento certo para realizar algumas coisas que lhe atraem, como ir a festas, ter um(a) namorado(a), fazer coisas que alguns consideram “de adultos”, como beber e fumar… Aqui esclarecemos:

Como saber se você está pronto para:

• Festas: O momento adequado será quando você se sentir seguro de três coisas:

1. De que pode se divertir porque se trata de alguma coisa boa e agradável.

2. Quando puder ser responsável por sua pessoa, por seus atos e pelas conseqüências deles.

3. Quando vai não somente para satisfazer outra pessoa, e quando se sinta capaz de fazer as coisas por convicção e não por insistência dos outros.

• Namoro: Para saber se você está pronto para começar um namoro é preciso estar preparado para poder amar e, para isso, tem que passar por uma prova: Amar a si mesmo primeiro. “Eu não posso dar amor se não me conheço, não me aceito e não me estimo”.

• Fumar e beber: Para isso, não há um tempo que seja bom, porque sempre faz mal. Talvez você esteja curioso ou seus amigos o incentivam a provar, mas o problema com estas substâncias como o álcool, a droga e o cigarro é que destroem seu corpo e fazem mal a sua pessoa, não importa idade. Com certeza, você sabe de casos de pessoas adultas que, por causa das bebidas alcoólicas, das drogas ou do cigarro, perdem a vida ou – inclusive – prejudicam os próprios familiares.

Para saber se você já está pronto, é muito importante que saiba as conseqüências de todo ato que cometa e se está disposto a enfrentá-las. É importante que não sinta confusão interior, pelo contrário, é preciso que sinta uma paz interna que o deixe convencido de que o que vai fazer é o melhor para você e para os outros, além de trazer algo bom para sua vida.

“Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus” (Eclesiastes 3, 1).