Sacramento da confissão

Por que só o padre pode perdoar os pecados?

Acusação: “Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” (Mc 2,7).

Resposta: “Quem negava a Jesus o poder de perdoar os pecados e até O tachava de blasfemador eram os orgulhosos escribas. Jesus, porém, lhes respondeu: ‘Para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados’ (Mc 2,10), e curou o paralítico, que foi perdoado à vista deles”.

Esse poder de perdoar os pecados, o Senhor o confiou aos homens pecadores, aos apóstolos e seus legítimos sucessores, no dia mais solene: na Ressurreição, quando lhes apareceu e disse: “Assim como o pai me enviou, também eu vos envio a vós. Tendo dito essas palavras, soprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,21-23).

Por que só o padre pode perdoar os pecados?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Não resta dúvida de que o sopro de Cristo ressuscitado e as palavras: “Recebei o (dom do) Espírito Santo” expressam claramente que os apóstolos não obtiveram o poder de perdoar os pecados em virtude de sua santidade ou impecabilidade, mas como um dom especial, merecido por Cristo e a eles conferido em favor das almas, remidas pelo sangue derramado na cruz. Daí dizer: “Eu não me confesso com os padres, porque eles também são pecadores” demonstra igual insensatez ao se afirmar: “Mesmo doente, eu não vou procurar conselho e remédio dos médicos, porque eles também ficam doentes”.

Os bispos e presbíteros têm, em virtude do Sacramento da Ordem, o poder de perdoar os pecados

Por isso, os católicos, mesmo que sejam cardeais e reis, dobram humildemente sua cabeça diante de tão claras palavras de Jesus e confessam seus pecados diante dum simples sacerdote, para receber o perdão de Deus. Os outros “crentes”, porém, preferem ignorar essas palavras de Cristo e desprezar o grande dom do Senhor no sacramento da penitência. Para motivar esse procedimento, procuram na Bíblia vários textos no sentido: “convertei-vos”, “fazei penitência” e “arrependei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados e para que sejais salvos”.

Ninguém duvida de que o sincero arrependimento dos pecados, com firme propósito de não pecar mais, e a satisfação feita a Deus e aos prejudicados eram, no Antigo Testamento, condições necessárias e suficientes para se obter perdão do Altíssimo. O mesmo vale ainda hoje para todos os que desconhecem Jesus e o Evangelho, para os que não têm nenhuma ocasião de se confessar; são ainda condições necessárias para obter perdão na boa confissão. Mas quem não quer se confessar por conta do seu orgulho, por não acreditar na veracidade e obrigatoriedade das palavras de Cristo Ressuscitado com as quais Ele instituiu o sacramento da penitência, esse alguém dificilmente receberá perdão!

Cada pecado é um ato de orgulho e desobediência contra Deus. Por isso, “Cristo se humilhou e tornou-se obediente até a morte na cruz” (Fl 2,8), para expiar o orgulho e a desobediência dos nossos pecados e nos merecer o perdão. Por essa razão, Ele exige de nós confissão sacramental, na qual confessamos os nossos pecados diante do Seu representante legitimamente ordenado. Conforme a Sua promessa: “Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado” (Lc 18,14).

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Alguns “crentes” aliciam os católicos para sua crença, com a promessa de que, depois do batismo (pela imersão), esses estarão livres de qualquer pecado e nem poderão mais pecar! (Consequentemente, não precisarão mais de nenhuma confissão). Apoiam essa afirmação nas palavras bíblicas de I Jo 3,6 e 9: “Quem permanece n’Ele não peca; quem peca não O viu nem O conheceu, e Todo aquele que é gerado por Deus não comete pecado, porque nele permanece o germe divino” (a graça santificante).

As verdades bíblicas

Em resposta, lembro do princípio bíblico de que entre as verdades bíblicas, reveladas por Deus, não pode haver contradições. Por isso, as palavras menos claras devem ser esclarecidas por palavras mais claras ou pela autoridade estabelecida por Deus (Magistério da Igreja). Ora, o próprio apóstolo escreve em I Jo 1,8-10: “Se dizemos que não temos pecado algum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda a iniquidade. Se pensamos não ter pecado, nós O declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós”.

Por isso, a Tradição Apostólica interpreta as palavras de I Jo 3,9: “Todo aquele que é gerado por Deus não peca”, com o sentido de “não deve pecar gravemente”, já que, possuindo a graça de Deus, tem suficiente força para vencer as tentações. Enquanto as claras palavras em I Jo 1,8-10 falam dos pecados leves, os veniais; sendo somente Maria Imaculada livre de qualquer mancha do pecado original e pessoal, em previsão dos méritos antecipados de Jesus Cristo, que A escolheu por Sua Mãe. Portanto, todos os homens adultos necessitam de Misericórdia Divina; e os sinceros seguidores da Bíblia agradecidos receberam a essa Misericórdia, no sacramento da confissão.