Entenda

O termo misericórdia na Encíclica Dives In Misericordia

Podemos iniciar a nossa conversa sobre a misericórdia pelo sentido das palavras que designam o próprio termo misericórdia. Em latim, sabemos que há a junção de dois termos: “miser”, que quer dizer a miséria do homem pobre e necessitado de ajuda e compaixão; e “cor”, que quer dizer coração, bondade e amor. Assim, segundo São Tomás de Aquino, misericórdia designa alguém com um coração compassivo para com a felicidade de outra pessoa. Misericórdia é uma compaixão sincera e o desejo de remediar, se possível, o que causa dano aos nossos irmãos.

A nota explicativa número 52 da Carta Encíclica DIVES IN MISERICORDIA, de São João Paulo II, nos ajuda a entender, por meio de dois vocábulos, o que significa misericórdia. Misericórdia era designada, no Antigo Testamento, com o termo “Hesed” (bondade/fidelidade). Hesed era inicialmente entendida como uma atitude de bondade, mas quando se referia à atitude de uma pessoa para outra, Hesed se transformava num compromisso interior de fidelidade mútua.

Aliança entre Deus e o povo

Mas também significava fidelidade para consigo mesmo ao pacto feito com alguém. Depois de assumido esse compromisso, a fidelidade ganhava uma configuração jurídica de aliança entre Deus e o seu povo, Israel. Assim, se o povo fosse infiel, juridicamente Deus poderia rejeitá-lo. Mas é precisamente aí que se manifesta o sentido mais profundo do amor misericordioso de Deus que se mantém fiel a si e se doa pelo seu povo, não o abandona, mesmo quando este lhe dá motivo.

Créditos: KatarzynaBialasiewicz / GettyImagens / cancaonova.com

Também o Catecismo da Igreja Católica, no número 210, fala sobre esta fidelidade de Deus ao seu povo. Depois do pecado de Israel, que se afastou de Deus para adorar o bezerro de ouro, Deus atende a intercessão de Moisés e aceita caminhar no meio dum povo infiel, manifestando, deste modo, o seu amor. A Moisés, que Lhe pede a graça de ver a sua glória, Deus responde: «Farei passar diante de ti toda a minha bondade (beleza) e proclamarei diante de ti o nome de YHWH» (Ex 33,18-19). E o Senhor passa diante de Moisés e proclama: «O Senhor, o Senhor [YHWH, YHWH] é um Deus clemente e compassivo, sem pressa para se indignar e cheio de misericórdia e fidelidade» (Ex 34,6). Moisés confessa, então, que o Senhor é um Deus de perdão».

Leia mais:
.:Você sabe o que são as Obras de Misericórdia?
.:A Misericórdia Divina está sempre ao nosso alcance
.:Invoca a minha misericórdia, pois desejo a salvação do pecador
.:Todos temos a autoridade de realizar obras de misericórdia

Continua a nota 52 da Carta Encíclica DIVES IN MISERICORDIA, de São João Paulo II, dizendo algo sobre o outro vocábulo do qual queremos nos servir para expressar o que é misericórdia:

“O segundo vocábulo que, na terminologia do Antigo Testamento, serve para definir a misericórdia é rahªmim. O matiz do seu significado é um pouco diverso do significado de hesed. Enquanto hesed acentua as características da fidelidade para consigo mesmo e da «responsabilidade pelo próprio amor» (que são características em certo sentido masculinas), rahªmim, já pela própria raiz, denota o amor da mãe (rehem= seio materno). Do vínculo mais profundo e originário, ou melhor, da unidade que liga a mãe ao filho, brota uma particular relação com ele, um amor particular. Deste amor se pode dizer que é totalmente gratuito, não fruto de merecimento, e que, sob este aspecto, constitui uma necessidade interior: é uma exigência do coração. É uma variante como que «feminina» da fidelidade masculina para consigo próprio, expressa pelo hesed. Sobre este fundo psicológico, rahªmim dá origem a uma gama de sentimentos, entre os quais a bondade e a ternura, a paciência e a compreensão, que o mesmo é dizer a prontidão para perdoar”.

A misericórdia é uma palavra muito importante e bonita. Ela significa ter um coração bondoso e compassivo com as pessoas que precisam de ajuda. É como se fosse um abraço apertado que você dá em alguém que está triste ou passando por dificuldades. A gente aprende que a misericórdia é um compromisso de amor e fidelidade com os outros, assim como Deus fez com o povo de Israel no Antigo Testamento. E o mais legal é que a misericórdia nos ensina a perdoar e sermos pacientes com aqueles que nos magoam. Resumindo, nos mostra como a misericórdia é uma virtude muito importante para sermos mais solidários e amorosos uns com os outros. Vamos meditar esse tema e deixar que ele se torne vida em nós!


Padre Alexsandro de Lima Freitas

Biografia

Padre Alexsandro de Lima Freitas é Brasileiro, nasceu no dia 20/10/1986, em Natal, RN. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2006 no modo de compromisso do Núcleo.