O que o Papa João Paulo II fala sobre a Nova Era?
Palavras do Santo Padre, o Papa João Paulo II, aos bispos norte-americanos em 28/5/93: “As ideias do movimento ‘New Age’ (Nova Era) conseguem, às vezes, insinuar-se na pregação, na catequese, nas obras e nos retiros, e, desse modo, influenciam até mesmo católicos praticantes, que, talvez, não tenham consciência da incompatibilidade entre aquelas ideias e a fé da Igreja.
Na sua visão sincretista e imanente, esses movimentos para-religiosos dão pouca importância à Revelação; pelo contrário, procuram chegar a Deus mediante a inteligência e a experiência, baseadas em elementos provenientes da espiritualidade oriental ou de técnicas psicológicas. Tendem a relativizar a doutrina religiosa em benefício de uma vaga visão mundial, expressa como sistema de mitos e de símbolos, mediante uma linguagem religiosa. Além disso, apresentam, com frequência, um conceito panteísta de Deus, o que é incompatível com a Sagrada Escritura e a Tradição cristã.
Eles substituem a responsabilidade pessoal das próprias ações perante Deus por um sentido de dever em relação ao cosmo, opondo-se, assim, ao verdadeiro conceito de pecado e à necessidade de redenção por meio de Cristo.”
Esse ensinamento do Papa foi explicado e comentado pelo padre Joãozinho, SCJ, em seu livro “Nova Era e Fé Cristã”.
Escreve o padre Joãozinho:
“Até mesmo algumas pessoas que já foram ligadas à Igreja Católica têm se apropriado do lucrativo filão de ideias da Nova Era. Uma dessas pessoas é o padre Lauro Trevisan, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Seus livros sempre mostraram tendências New Age. Ultimamente, ele tem se tornado mais explícito e ousado [por exemplo, publicando o livro ‘Aquarius: A Nova Era Chegou’].
Lauro Trevisan adapta-se perfeitamente às três categorias de adeptos da Nova Era: militante, simpatizante e oportunista.
Em janeiro de 1991, Trevisan promoveu o Congresso Internacional do Poder da Mente. O evento foi chamado de Festinvita. Seu grande lema: “A Nova Era Chegou!”. Esse congresso repete-se todos os anos, em janeiro, com grande afluência de esotéricos do mundo inteiro. Usando e abusando do título de padre, Lauro Trevisan atrai e confunde muitos cristãos que não estão bastante seguros da Doutrina Católica.
É necessário esclarecer que Lauro Trevisan está totalmente à margem das atividades oficiais da Igreja Católica. Suas publicações não são autorizadas. Já foi advertido diversas vezes, mas preferiu manter-se como bem-sucedido empresário da Nova Era. Também o Bispo Dom Orlando Brandes, da Diocese de Joinville (SC), em um ensino aos coordenadores de catequese sobre a Nova Era, em 23/11/95, disse que Lauro Trevisan não é cristão, e usa o que é católico para levar os católicos à Nova Era.
Lauro Trevisan e outros falsos profetas, como lobos em pele de cordeiro, divulgam essas doutrinas que o Papa diz ser “incompatíveis com a fé da Igreja”. Divulgam, principalmente, a teoria de que nossa mente teria um “poder infinito”, ou seja, que nós somos potencialmente onipotentes, todo-poderosos, como Deus. É a antiga tentação da serpente: “Vossos olhos se abrirão e sereis como deuses” (Gn 3,5).
Então, o que é a Nova Era?
A Nova Era, portanto, leva o homem a idolatrar a si mesmo e a cultuar mestres cósmicos e outros seres e forças misteriosas. Parece muito semelhante ao que ensina o Catecismo:
Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra desvendará o `mistério da iniquidade sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente aos seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A impostura religiosa suprema é a do Anticristo, isto é, a de um pseudomessianismo em que o homem se glorifica a si mesmo em lugar de Deus e do seu Messias que veio na carne. (675).
Leia mais:
::Por que devo estudar o Catecismo da Igreja Católica?
::O que é Doutrina Social da Igreja?
::Filáucia: conheça a mãe de todas as doenças espirituais
::Você sabe a importância da dignidade da pessoa humana?
Oração:
Refúgio em Maria
Mãe querida,
pedimos o vosso auxílio, refúgio e proteção.
No limiar do terceiro milênio,
aparece outra serpente
com sua proposta sedutora.
Ela quer nos enganar e ferir.
Ajudai-nos a esmagar sua cabeça (Gn 3,15)
e desmascarar suas armadilhas.
Intercedei por nós junto ao vosso Filho.
Alcançai-nos os dons da salvação eterna.
Mãe de misericórdia,
olhai para vossos filhos
gemendo e chorando
neste vale de lágrimas.
Conduzi-nos seguros
no Caminho, Verdade e Vida
de Nosso Senhor, Jesus Cristo.
Amém.
Equipe Formação Portal Canção Nova