Quem é o Espírito Santo?

Você sabe que o o amor de Deus é o Espírito Santo em nós?

Compreenda o amor de Deus na presença da Santíssima Trindade

Deus é Trino, o que se entende por três pessoas, um só Deus. Uma relação de intimidade, de plena união e colaboração. As três pessoas da Santíssima Trindade são o Pai, o Filho e o Espírito. Santo Agostinho exemplifica dizendo que, na trindade, temos “O Amante, que é Deus Pai; O amado, que é Cristo; e O amor, que é o Espírito Santo”.

A Sagrada Escritura, sempre que descreve a presença do Espírito Santo, liga-o a uma ação de Deus no mundo. O Espírito é a própria vontade do Pai. O “faça-se” de Deus na criação, o sopro em Adão e Eva para lhes dar a vida, a revelação a Noé sobre o dilúvio, a força e sabedoria dadas a Moisés no Egito. Estes e muitos outros fatos Bíblicos são momentos da ação do Espírito Santo na humanidade, sendo o mais sublime deles a vinda de Jesus ao mundo.

Você-sabe-que-o-o-amor-de-Deus-é-o-Espírito-Santo-em-nós

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

O Espírito é o “Senhor que dá a vida”

No Credo Niceno-Constantinopolitano, em particular no momento que fala do Espírito Santo, rezamos que Ele é o “Senhor que dá a vida”, e que “Falou pelos profetas”. Essas simples palavras podem ser guias úteis para nós, a fim de conhecermos melhor a Pessoa do Espírito Santo. Muitas vezes, o Espírito é relacionado com a água ou o vento. Para Moisés, apareceu como um fogo, que, porém, não consumia a sarça. Isso, porque o Espírito não destrói, mas constrói, dá vida.

Não é simples falar do Espírito Santo, pois Ele nunca fala de si mesmo, mas do Pai e do Filho. Conhecê-Lo é essencial na vida de qualquer pessoa que queira seguir Jesus, pois somente por meio do Espírito Santo podemos conhecer, verdadeiramente, o Deus Pai e Jesus Cristo, e também a nós mesmos.

O homem é a sublime morada desse “Sopro de Deus”. E somente quando o Espírito habita em nós tornamo-nos nós mesmos. Somente sendo amado por Deus eu posso ser eu, e você pode ser você. Se não temos o amor em nós, não seremos capazes de nos compreender e não conseguiremos ser autenticamente nós mesmos. Só o amor de Deus, que é o Espírito Santo, pode nos tornar aquilo que somos.

Leia mais:
.: Reflita: as diferentes face do amor de Deus
.: Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo
.: Qual é o significado do batismo no Espírito Santo?
.: O Espírito Santo é o Paráclito, sobretudo amigo íntimo

O Espírito Santo está em mim?

Com o Espírito não teremos mais medo, pois “No amor não há medo. Antes, o perfeito amor lança fora todo o medo” (I Jo, 4,18). Se tenho o Espírito Santo, sou capaz de amar-me e amar o outro.

O Amor é, por excelência, a “marca registrada” da presença do Espírito. É, portanto, impossível ter o Espírito se não manifesta em nossa vida o amor. Se tenho o Espírito Santo, sou capaz de amar-me e amar o outro.

Um grande mal dos nossos tempos, apesar de vivermos a era da informação, é a falência do homem em comunicar-se com seu semelhante. Comunicar-se é essencial para a socialização humana. Hoje, percebemos bem que muitos horrores poderiam ser evitados se soubéssemos nos relacionar, comunicar o que somos e acolher o que o outro é. Quando há amor no coração, rompe-se a barreira da ausência de comunicação, porque a ausência de comunicação é a ausência do amor. Em tudo isso, o Espírito Santo nos guia, ensina-nos o caminho, mas Ele não faz as coisas por nós, pois o amor não nos aprisiona, mas nos liberta.

Que esse mesmo Espírito que “falou pelos profetas” possa encontrar em nós espaço para semear o Amor no mundo.


Paulo Pereira

José Paulo Neves Pereira nasceu em Nossa Senhora do Livramento (BA). É missionário da Comunidade Canção Nova e atua no setor de Jornalismo da Canção Nova em Roma, Itália.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.