entenda

Como os anjos cuidam de nós?

É bem difícil encontrar um amigo que nos ajude e se dedique totalmente a nós com amor, constância e desinteresse. Isso não acontece quando se trata do anjo da guarda, um verdadeiro amigo, firme, fiel, único no gênero, que nos acompanha por ordem divina, com amor e sem se revelar. Se temos um anjo ao nosso lado para nos assistir, não é por condescendência de sua arte ou porque queremos, mas é por decreto de Deus. Nos salmos está escrito: “Pois Ele, sobre ti, mandou seus anjos que em teus caminhos sempre te guardem. Em suas mãos eles hão de levar-te, para que teus pés não batam em nenhuma pedra” (Sl 91, 11-12)

Como devemos ser gratos ao bom Deus por ter dado essa ordem! Se a assistência angélica fosse apenas efeito do amor dos anjos, poderíamos ter certeza de tê-los ainda conosco depois de termos recusado tantas vezes suas boas inspirações?

Como os anjos cuidam de nós?

Foto ilustrativa: mbolina by Getty Images

Cansados de nós, talvez eles já nos houvessem abandonado. Se nós, com as nossas súplicas, os tivéssemos chamado para nos proteger, será que teríamos certeza de ser atendidos?… de tê-los sempre conosco?… pelo menos nos momentos mais difíceis?… Mas, como isso responde a uma disposição de Deus, temos certeza de que todos temos um anjo da guarda.

Por que os anjos cuidam de nós?

Seja qual for o grau de nossa santidade, sempre podemos contar com ele, do nascimento até a morte. A assistência é perfeita, porque o anjo é uma criatura perfeita que obedece a Deus sem fraquejar, sem demora, sem infidelidades.

Os anjos da guarda nos amam: 1) por respeito a Deus, porque, amando a Deus, amam aqueles que a Ele pertencem; 2) por respeito a nós, porque somos os seus irmãos destinados a tomar o lugar dos anjos rebeldes que foram expulsos e, portanto, fazemos parte de sua família celeste; 3) porque somos infelizes e sofredores e, portanto, dignos de ajuda: assim, eles podem exercer o espírito de caridade, que é inerente a todos os eleitos.

Leia mais:
::Por que devemos usar a água benta?
::Por que João Batista é maior que Jesus?
::O que a Igreja Católica afirma sobre o inferno?
::Por que o ano litúrgico é separado em A, B e C?

A proteção dos anjos se faz com amor, com alegria, fervor e suavidade. Embora, muitas vezes, na Sagrada Escritura, a vida dos santos falem de aparições de anjos, estes costumam agir de maneira invisível, ou porque esta é sua natureza espiritual, porque sua manifestação não é necessária ou ainda para nos dar uma grande lição de humildade e desinteresse, agindo às escondidas por amor a Deus.

Texto extraído do livro ‘Para falar de anjos’.

banner espiritualidade