desenvolve aptidões

A importância da leitura e o contato afetivo com os filhos

A leitura entre pais e filhos pode estreitar os laços afetivos

A interação entre pais e filhos se dá de diferentes formas e em diversos contextos. Numa época em que a tecnologia é predominante, até mesmo nas formas de educar, é importante destacar para os filhos o valor do estímulo à leitura junto dos pais.

Foto ilustrativa: Daniel Mafra

Desde muito pequenas, as crianças podem beneficiar-se do hábito da leitura, especialmente quando estimuladas por seus pais e por aqueles que cuidam diretamente dela.

Publicações mostram que cerca de 50% dos pais não tem o hábito de leitura com os filhos e os deixam fazer uso dos tablets e jogos eletrônicos.

A escola faz esse papel, mas é por meio daquilo que vemos dentro das nossa casa que podemos internalizar esse hábito.

Leia mais:
:: Você conhece ou já ouviu falar da “Catequese do Bom Pastor”
:: Quando apresentar os santos para os filhos?
:: Qual é a forma correta de educar os filhos?
:: Os desafios de ser mãe no século XXI

Hábito da leitura

Se pudéssemos enumerar as vantagens desse hábito adquirido, poderíamos destacar alguns aspectos importantes:

• Desenvolver a criatividade na criança;

• Ampliar sua visão sobre o mundo: ao contar histórias, damos aos pequenos um universo diferenciado, novas culturas, hábitos diferentes, novas situações que acontecem;

• Dar abertura às emoções da criança, quando ela pode ficar surpresa, alegre, pensativa (…); enfim, poder interagir com os elementos da história. Ao contar uma história, os pais podem fazer “vozes diferentes” para caracterizar cada personagem. Isso aguça a percepção da criança;

• Favorecer a proximidade entre pais e filhos gera lembranças de afeto, visto que, aquele momento é de dedicação especial à criança;

• Quando ela recebe os estímulos de uma história, entra na fantasia daquele conto, amplia seus conceitos, insere-se num mundo lúdico. Essas brincadeiras ajudam-nas a elaborar, compreender, pensar a respeito daqueles personagens e de sua vida;

• Desenvolver e ampliar a fala: ao ouvir os pais falarem e mostrarem figuras, podem desenvolver a fala com mais facilidade;

• Juntamente com a história, seu filho poderá desenhar as figuras dessa história. Nessa situação, é aberto um outro canal de criatividade com ele, ampliando também sua criatividade.

A importância do contato afetivo

O hábito da leitura pode ser iniciado com coisas simples: nomeando objetos, pessoas e animais; mostrando rótulos; nomes de brinquedos, de cores e de roupas enquanto se é vestida.

Mais do que o ato de ensinar, o contato afetivo nesta troca é extremamente importante: ele revela um outro nível de relacionamento com o outro. Esse trecho diz bem quanto é importante inserir histórias em nossa vida: “uma vida se faz de histórias – a que vivemos, as que contamos e as que nos contam” (Corso, D.)

Que você possa ampliar as experiências do seu filho a partir da leitura e esteja mais unido a ele, criando ótimos hábitos futuros aos pequenos, inclusive, revendo seus hábitos de leitura.

A equipe do formacao.cancaonova.com preparou algumas historinhas para você baixar e ler para seus filhos, sobrinhos, alunos, etc. Clique nas imagens e baixe as histórias. 

Use e abuse da criatividade para contar as historinhas para a garotada.

Os sonhos de AndyNYC (1)

A vocação de pierre (2)


Elaine Ribeiro dos Santos

Elaine Ribeiro, Psicóloga Clínica e Organizacional, colaboradora da Comunidade Canção Nova.
Blog: temasempsicologia.wordpress.com
Facebook: elaine.ribeiropsicologia Twitter: @elaineribeirosp

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.