Familia

Educar bem os filhos é ter tempo disponível para eles

Educar bem os filhos é ter tempo  disponível para acompanhar todo o seu desenvolvimento

Os pais perdem os seus filhos de muitas maneiras, uma delas é não tendo tempo para eles. Trabalham, trabalham, trabalham… No tempo escasso que lhes sobram, não podem estar com os filhos, porque precisam descansar e fazer “outras coisas”.

Ora, educar os filhos é uma tarefa que exige “estar com eles”. É preciso de tempo; e tempo, convenhamos, é uma questão de prioridade e escolha. Se você não acha tempo para o seu filho, entenda, é porque ele não é importante para você.


É acompanhando os pequenos, no dia a dia, que temos a oportunidade de corrigi-los. Os pais precisam participar da vida de seus herdeiros, para que eles se sintam valorizados e amados. Precisam saber o que eles estão estudando, como estão indo na escola, que problemas enfrentam. A principal carência dos nossos jovens, hoje, é a falta de amor dos pais, que se manifesta na sua ausência e omissão.

Os filhos crescem rápido; não mais do que 18 anos e eles já estão se separando de nós para viver a própria vida. O que não foi feito na hora certa, não poderá ser feito depois.

Viva com o seu filho, viva no meio dele, conheça seus amigos, procure saber aonde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.

 (Trecho extraído do livro “Educar pela conquista e pela fé” de professor Felipe Aquino)


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.