+ Família

Como é possível manter a amizade entre os filhos?

Pai e mãe precisam cultivar nos filhos a amizade e o amor

Esses dias vi uma mensagem nas redes sociais que chamou-me a atenção: “Os maiores evangelizadores do mundo chamam-se: pai e mãe. Nenhuma pregação, música ou retiro supera um exemplo bem dado.” A semente que plantamos em nossa casa, com nossos filhos, dará frutos.

Quais frutos você quer colher?

Como já disse anteriormente, tenho três filhas: a Pâmella (16 anos); Paôlla (15 anos) e Polliana (9 anos). E, não tem alegria maior do que elas nos chamarem para confidenciarem o seu dia, pedir ajuda ou um conselho. Sempre ensinamos a elas que estaremos com elas em qualquer situação. E elas sabem disso!

Pode ser que você não tenha sido criado pelos seus pais. Talvez, tenha sido criado por um outro familiar ou, até mesmo, em uma casa de abrigo com mais crianças. Mas, possivelmente, você terá a sua família. E, nós, adultos, devemos mostrar aos nossos filhos, desde a infância, que somos seus amigos; que eles têm dentro de casa pessoas que os amam muito!

Leia mais:
.: Confira os vídeos da série “+ Família” com Paula Guimarães
.: Adolescentes: como educá-los para que não deixem os valores cristãos?
.: Como limitar o uso da internet dentro da nossa casa?
.: Quais são as prioridade para uma família ser santa?

O apoio familiar

Cada fase requer seu cuidado, como cada filho tem sua personalidade, mas sempre serão amados. Um exemplo: minha mãe foi muito importante na minha decisão de vir para a Canção Nova. Ela deu-me força e coragem para seguir a minha vocação e, com seu apoio, senti-me acolhida e, até mesmo, pronta para partilhar a minha decisão com o meu pai.

Minha mãe sempre apoiou-me, cuidou de mim e, hoje, invertemos um pouco a ordem dos “papéis”. Atualmente, também, cuido dela e a incentivo a enfrentar mais um dia de viagem até o hospital, onde faz hemodiálise duas vezes por semana.

Essa e coragem que minha mãe ensinou-me, também, as transmiti às minhas filhas e as intensifico com a minha mãe todos os dias!

Compartilho com vocês uma passagem bíblica que muito nos auxiliará nesse processo contínuo e lindo de educar: “Vós, pais, não revoltei os vossos filhos, mas cria-os mostrando-lhes uma educação e conselhos inspirados pelo Senhor” (Efésios 6,4).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.