Pare e pense

Quantas portas você já abriu e fechou?

Quantas entradas e saídas, quantas aberturas e quantos fechamentos, quanto sentido e significado existem por trás ou pela frente de uma porta! Elas estão em todos os lugares. Só em nossas
casas são várias, pois é através delas que entramos nos diferentes cômodos.

Podemos, sem sombra de dúvidas, afirmar que passamos por elas diariamente, e, portanto, são um objeto pertencente ao nosso ritmo de vida diário. Quanta gente já entrou e já saiu da nossa vida através de uma porta?

Quantas-portas-você-já-abriu-e-fechou

Foto Ilustrativa: akinbostanci by Getty Images

Muitas vezes, fui tomado de expectativas, esperando alguém, e quando ouvia as batidas na porta, o que sinalizava a chegada dessa pessoa, a expectativa se transformava em alegria ao recebê-la. Outras vezes, as batidas na porta foram sinais de surpresa e/ou desconfiança, por não saber quem estava batendo. O fato é que, por trás das batidas na porta, um ato seguinte vai acontecer e geralmente uma relação vai se estabelecer.

Permita-se a abrir a porta certa

Não tenha dúvidas de que, se este livro bateu à “sua porta”, é sinal de que alguém está pedindo permissão para entrar, ficar e se relacionar com você.

Já quero deixar claro que, no decorrer das páginas deste livro, vamos falar de relação, mas não de qualquer relação, e sim de um relacionamento capaz de mudar tudo, e, por experiência comprovada, afirmo a você que muda.

Este livro falará de intimidade, portanto, prepare-se e abra-se não apenas para lê-lo ou quem sabe aprender algo, mas para relacionar-se com Alguém.

Já que estamos falando de intimidade, permita-me contar-lhe algo muito íntimo que vivo, e que quem sabe possa ser útil a você ou ao menos ser provocante.

Como busquei Deus?

Há alguns bons anos que percebo dentro de mim uma constante busca, um desejo muito forte de estar com Deus, de conhecê-Lo, de ouvi-Lo, de ser íntimo d’Ele, amigo d’Ele. Sei que parece ser muita ousadia de um pobre homem como eu desejar isso, mas quando entendi que esse desejo foi posto em mim por Aquele que deseja relacionar-se comigo, quebrei as resistências e senti-me tão livre para buscar e almejar isso, que entrei nesta linda aventura de amor.

Lembro-me de que, quando tinha por volta de 14 anos, fiz uma experiência incrível com Deus, e, naquele momento, Ele deixou de ser para mim teoria e se tornou uma “Pessoa”, alguém tão real, tão presente,
e tudo isso mudou minha vida. E foi a partir desta experiência que todo este desejo foi despertado dentro de mim, e então pude entender a frase: “Inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em ti” (Santo Agostinho).

Leia mais:
.: Deus quer ter uma relação de intimidade com você
.: A oração é um caminho de intimidade com o Senhor
.: Aprenda a buscar e encontrar Deus na sua vida diariamente
.: Cinco caminhos para chegar à face de Deus e compreendê-la 

Este lugar secreto, reservado e preparado para aqueles que têm sede e fome de intimidade, de comunhão profunda, existe e é acessível, e muitos são aqueles que comprovam e experimentam isso. Sim, e neste
lugar existem segredos prontos a serem desvendados, revelados, mas só os que ousam entrar e estar neste lugar tão especial serão capazes de descobri-lo e desvendá-lo.

Confiar plenamente em Deus

Hoje, eu digo com total segurança que a coisa mais importante que existe na minha vida é a minha relação com Deus, pois foi e é através dela que eu descobri minha identidade, encarei a minha verdade, parei de fugir ou de querer esconder muita coisa que precisava vir à luz. Quanta liberdade interior e, consequentemente, exterior eu tenho alcançado através da minha vida íntima com Deus, de uma vida de oração estabelecida e constantemente buscada.

É possível que, muitas vezes, Ele esteja batendo à nossa porta, mas nós estamos cercados e distraídos com tantos ruídos que não conseguimos ouvi-Lo, ou até mesmo temos uma postura de indiferença, como aconteceu com a amada do livro do Cântico dos Cânticos (Ct 5), que ouviu e percebeu o Amado chegar, mas estava tão confortável e indisposta que não levantou para abrir a porta para Ele, e como tardou, quando resolveu abrir, Ele já havia partido. É isso que acontece muitas vezes conosco: Ele insiste em bater, Ele nos chama pelo nome, mas temos tantas coisas “mais importantes” para fazer, que desperdiçamos a oportunidade e não aceitamos o convite.

Intimidade com Deus

É isso, este não é um mero livro, mas sim um convite para você entrar, relacionar-se e crescer na intimidade com o Amado da sua alma. E não estranhe o termo, pois é a Ele que nossa alma busca e é com Ele que queremos nos relacionar profundamente. Convite é convite, e ele pode ser aceito ou rejeitado. Esta escolha só você pode fazer.

Toda porta pode ser aberta pelo lado de dentro ou pelo lado de fora, mas cabe ao dono da casa carregar a chave, trancando ou abrindo a porta quando for oportuno e para quem quiser. Ele nunca vai arrombar a sua porta e entrar à força, mas, educadamente, sempre vai bater e esperar a sua reação, a sua resposta, e é você quem escolhe abrir ou não.

Pare, perceba, ouça, abra, ou melhor, abra-se para recebê-Lo, porque Ele está batendo, e se você abrir…

Trecho extraído do livro “Átritos: Segredos da vida íntima com Deus”, de Tiago Marcon

banner_espiritualidade