novo tempo

Promessas de uma vida de oração para 2021

Graça e unção, caro irmão leitor! Deu-se início a um novo ano, 2021 chegou sendo amplamente desejado, numa mistura de alívio pelo que ficou para trás e expectativa por aquilo que aguardamos pelos dias que virão. Em 2020, ano provavelmente mais desafiador das novas gerações, sobreviver foi a prioridade diante do que aspirávamos viver.

Agora, estamos diante de novos dias, com esperança de um novo tempo, sim, dias começam e terminam, mas um novo dia não é necessariamente um novo tempo. E qual é a diferença? As Escrituras nos ensinam que o Sol nasce para os bons e para os maus, pessoas em Deus adoecem, e pessoas fora da vontade divina também adoecem.

Promessas de uma vida de oração para 2021

Foto ilustrativa: PeteWill by Getty Images

Faça de 2021 um novo tempo

Porém, o que diferencia um novo dia de um novo tempo é o que você permite Deus fazer com o que lhe acontece, um novo tempo está diretamente ligado à intervenção divina, uma participação nítida do Céu em seus dias. O Senhor é também o Senhor do tempo, e consagrar o seu tempo Àquele que é o detentor do tempo já te faz dar passos diferenciados. É muito comum fazermos metas, projetarmos objetivos, traçarmos propósitos, algo que é salutar, e muito nobre, mas para nós, católicos, há uma regra de ouro que deve nortear os nossos dias, a nossa vida.

Somos regidos pelo Senhor, portanto – “Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar e tudo mais será acrescentado” (Mt.6,33) para nós, filhos da Santa Igreja, deve ser algo imprescindível e inegociável. O célebre São João Crisóstomo, bispo e Doutor da Igreja do século IV, deixou um precioso ensinamento: “O homem mais poderoso é o que reza, porque se faz participante do poder de Deus”.

A partir dessa frase inspiradora, caro irmão leitor, condicione-se a viver o melhor ano de sua vida oracional, ela lhe ofertará grandes recursos para os inúmeros desafios que o ano que acaba de chegar vai lhe impor. Uma vida oracional em alto nível revela o quanto o Senhor tem de permissão a tudo que compõe a sua história, além de inspirar, proteger e encorajar o que é de sua responsabilidade.

Evidentemente, você não acordará todos os dias com um fortíssimo desejo pela oração, é nessa hora que você recorre à disciplina e à perseverança, aliás, um sinal claro de um novo tempo na sua vida oracional se dá quando você vai para a oração sem vontade orar. Bem como quando cumprimos outras tarefas que não temos vontade de cumpri-las, mas as executamos por conta da responsabilidade que a nós foi confiada.

Vida espiritual e vida natural

Aos poucos, vamos percebendo que, vida espiritual e vida natural caminham de forma paralela. Quando idealizamos uma vida de oração anual, precisamos levar em consideração alguns fatores importantes, pois sem eles não seremos bem sucedidos.

O primeiro – Vida espiritual é um constante treinamento:

Você não avança na vida de oração se sua oração só for erguida quando você estiver em “apuros”, necessitado de um socorro divino porque as coisas não vão como você quer. Isso é mesquinhez e pobreza de espírito às necessidades, ao clamor, às conquistas, ao louvor, às esperas, à constância e à fidelidade.

Leia mais:
.:A oração de união de Santa Elisabete da Trindade
.:De Deus só espere coisas boas
.:A vida de santidade exige sacrifício
.:Não seja desleixado com sua vida espiritual

O segundo – Evite metas que não serão cumpridas:

Não são poucas as vezes em que nasce um novo ano e dizemos a nós mesmos: “Ah, esse ano vou fazer adoração ao Santíssimo de 2 horas, pelo menos, todos os dias”, por exemplo. Meta arrojada há quem consiga porque avaliando as outras responsabilidades consegue se programar para uma dedicação tão maravilhosa como essa. Esse é o seu caso? Caso não seja, não se culpe, Deus aguarda o que te é possível com esforço e graça cumprir. É preciso considerar se realmente você fez uma meta alcançável, olhando não só o hoje, mas os dias que virão, para que, com o passar do tempo, você se veja cumprindo fidedignamente o propósito que traçou no inicio do ano. Caso contrário, virá a vergonha, acompanhada da culpa de não cumprir o que você se determinou com o Senhor.

O livro do Eclesiastes nos dá um grande alerta sobre isso: “Se fizeres uma promessa a Deus, não tardes em cumpri-la, porque Deus não gosta dos insensatos. Cumpre o que prometeste. Mais vale não fazer uma promessa, do que fazê-la e não cumpri-la” (Eclesiastes 5,3-4). É imprescindível te relembrar o que nos inspira a profética canção do Eugênio Jorge, no trecho que diz: “Se sou fiel no pouco, Ele me confiará mais”.

O terceiro – Sem determinação, sua vida oracional não progride:

Posso afirmar, sem receios, nada detém uma pessoa altamente determinada! Costumamos atrelar a vida de oração às circunstâncias que nos rodeiam, e isso não é determinação, pois, a pessoa determinada em progredir na vida de oração, essa lê as escrituras diariamente com a mesma disposição que lê diariamente as mensagens de texto no celular. Os determinados rezam o santo terço em dias tristes e também nos jubilosos, participam da missa em dias quentes ou chuvosos, ao menor sinal de fraqueza “correm” para a oração, porque sabem que ela é o “guindaste” que os soergue.

Desejo a você, caro irmão leitor, um Feliz ano novo marcado por um novo tempo na sua vida de oração e nas realizações mais nobres que o seu coração aspira.

Seu irmão,

banner_espiritualidade