Encontro com Deus

O testemunho do apóstolo Filipe: vem e vê

A fé segue um caminho de conhecimento íntimo que nos leva ao encontro do Deus amoroso e misericordioso. Esse encontro é pessoal e profundo, por isso, só pode ser conduzido e nunca imposto, além de só conseguir o apresentar, mas não explicar. Cada um tem seu próprio tempo de amadurecimento na fé, guiado pelas experiências de vida, pelos desafios, mágoas e pelas pessoas amadas. O apóstolo Filipe, no primeiro testemunho após o seu encontro com Jesus Cristo, convidou Natanael para seguir o Messias. A resposta foi rude: “De Nazaré pode sair algo de bom?”, e as sábias palavras de Filipe: “Vem e vê!” (Jo 1, 43-51).

O agir de Deus no coração dos homens

Como podemos explicar Deus para o outro? Como definir a fé? Podemos descrever o sentimento da presença de Deus em nossos corações? É possível traduzir em palavras a gratidão por um milagre? Embora sejam vários os testemunhos de fé, o que eles fazem é despertar, em nós, o sentimento que já existe. Mas para fazer brotar a fé no coração daquele que se sente desamparado, só o próprio Deus pode agir. Confiantes na presença do Deus Vivo e Verdadeiro, o convite ao próximo para testemunhar o amor divino é simples e singelo: “Vem e vê”. Assim, evitamos assumir o protagonismo da fé e nos posicionamos como testemunhas e mensageiros.

O testemunho do apóstolo Filipe: vem e vê

Foto ilustrativa: Peter Paul Rubens

A missão evangelizadora e as vocações

Cabe a todo cristão a incumbência de difundir a fé conforme suas capacidades. Alguns pelas palavras (escrita ou falada); outros pela música, pelas pinturas, esculturas e, principalmente, pelo exemplo. A vocação para testemunhar a vida de Cristo manifesta-se das mais diversas formas, mas o exemplo é obrigação de todos. Em verdade, não há nada mais prejudicial do que um bom conselho seguido de um mau exemplo. Não é suficiente testemunhar o amor de Cristo pela humanidade e tratar o próximo com desdém.

Por que precisamos vigiar?

Infelizmente, é comum que existam opositores às lições do Cristo entre os mais assíduos participantes das paróquias. E isso não é novidade dos tempos atuais. Com efeito, Jesus nos ensinou a parábola dos dois irmãos (Mt 21, 28-32). A mensagem é rigorosa: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus” e foi dirigida aos sumos sacerdotes e anciões do povo. Será que os que estão fora das missas, das pastorais, dos grupos da igreja não são menos pecadores do que nós? Talvez, eles vivam o pecado e o egoísmo por falta da presença de Deus em seus corações, por desconhecerem o amor e a misericórdia divina. E quanto a nós, que desculpas temos para a falta de amor com o próximo?

Leia mais:
::Por que São Francisco é o protetor dos animais?
::Documentário sobre Santa Teresinha
::Curiosidades sobre os lugares onde viveu São João Batista
::Quem foi São Longuinho?

Um convite singelo

Ainda que sejam muitas as dúvidas, as respostas já foram ensinadas pelo próprio Deus, que se fez homem e nos amou até na cruz. Que possamos seguir o exemplo de Filipe com o convite sincero e profundo: “Vem e vê”, que, nas palavras do Papa Bento XVI: “Nesta resposta, breve mas clara, Filipe manifesta as características da verdadeira testemunha: não se contenta em propor o anúncio como uma teoria, mas interpela diretamente o interlocutor, sugerindo-lhe que faça ele mesmo uma experiência pessoal do que foi anunciado”. Que possamos fazer o convite da fé como testemunhas de Jesus Cristo, afastando de nós mesmos o protagonismo e vivendo a verdadeira caridade. Que assim seja.

A palestra “Vem e Vê”

As reflexões desse texto são a base da palestra “Vem e Vê”, com agenda disponível para os finais de semana do ano de 2020. Sem a pretensão de esclarecer o amor de Deus ou o mistério da fé, o projeto é um convite para que participemos do testemunho de Jesus Cristo, principalmente para aqueles que se dedicam à busca dos que têm o coração afugentado por dúvidas e arrependimentos. Inclua essa palestra na programação da sua paróquia e, também, traga aquela pessoa querida que está afastada da Igreja, o convite a ser feito é bem simples: “Vem e Vê”.

REFERÊNCIAS

BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB, 18 ed. Editora Canção Nova.

PAPA BENTO XVI. Audiência Geral. Vaticano, 06 set. 2006.

banner migrantes