Missionariedade

Evangelizar é propor uma nova realidade

O cristão pode evangelizar de várias formas

Todos nós somos missionários pelo batismo. Muitas vezes, quando ouvimos falar em missionariedade, achamos que isso se refere apenas às freiras, aos padres e freis. É interessante porque, para ser missionário, não se deve apenas deixar uma terra e ir para outra; é preciso deixar-se para ir ao encontro do outro e levá-lo a Cristo.

Como diz Marcos no capítulo 16, 15: “É necessário que o Evangelho seja pregado a todas nações”. Essa frase está no imperativo, ou seja, Jesus não está pedindo, Ele está nos mandando evangelizar.

Por que o Evangelho precisa ser pregado a todas as nações? A resposta está em I Timóteo 2, 3-4: “Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador. Ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”.

É fácil pregar o Evangelho? Não é fácil pregá-lo às crianças, aos jovens e nem mesmo àqueles que já estão na Igreja. Hoje, o mundo está muito diferente, e é complicado entender a cabeça das pessoas. Vivemos numa sociedade na qual nada sacia ninguém.

Existem dificuldades, mas precisamos ter consciência de que o Evangelho é a força que nos dá ânimo. Quantas pessoas têm se convertido! Mesmo diante das dificuldades, precisamos acreditar na força desse instrumento [a Palavra de Deus] e sermos transmissores dessa mensagem.

Uma das coisas mais importantes que a Igreja nos ensina é que a sociedade atual está cansada de mestres, mas tem sede de testemunhos. O que isso significa? Precisamos viver um testemunho autêntico, ou seja, o que fazemos vale mais do que aquilo que falamos. As nossas atitudes mudam vidas.

Dentro da Igreja, muitas vezes, corremos o risco de ter uma consciência pagã. Como está a sua família? Ela está sendo exemplo para os outros? Evangelizar é propor uma nova realidade, e isso pode acontecer de várias formas. Você já fez a experiência de ter um encontro com Deus por meio de um sorriso? Por meio de um abraço? O amor de Jesus se manifesta também nas coisas simples.


Padre Adriano Zandoná

Padre Adriano Zandoná é missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em Filosofia e Teologia, tem quatro livros publicados pela Editora Canção Nova e participação em dois CDs de oração.

Todas as segundas-feiras, o sacerdote preside a Missa na Catedral Nossa Senhora do Líbano, às 19h30, em São Paulo (SP). A transmissão é ao vivo pela TV Canção Nova. Padre Zandoná apresenta o programa ‘Pra ser Feliz’ na mesma emissora, todas as quintas-feiras ao meio dia, e também na Rádio América CN AM 1410, todas as quintas-feiras às 13h.

Atualmente, o sacerdote exerce a função de responsável local da Canção Nova em São Paulo (SP) e promove o evento ‘Abraça São Paulo’.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.