Rezemos

3º dia - Reze a novena em honra ao Espírito Santo

Rezemos esta novena em preparação à solenidade de Pentecostes

A novena em honra ao Espírito Santo foi composta pela beata Elena Guerra. Todos os fiéis são convidados a invocar “a mística vinda do divino Paráclito, que desce para renovar, na Igreja, os prodígios como em um novo Pentecostes“.

Oração Inicial

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Oração antes da meditação

Ó, Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas, mas também porque, movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa! Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, digne-se a visitar com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com Tua Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundância de Vossas divinas misericórdias. Amém.

-3º-dia---Reze-a-novena-em-honra-ao-Espírito-Santo

Foto Ilustrativa: Kalawin by Getty Images

Meditações

O Espírito Santo, nosso Consolador

Depois do pecado original, a miserável descendência de Adão sofre pela dor, consequência não apenas do primeiro pecado, mas também das obras cometidas por nós mesmos. Ora, o Espírito Santo, que é Amor, não deixará sofrer seus amados sem derramar sobre eles muitíssimas consolações. E é porque Ele nos consola, que a Igreja O chama de “Consolador Perfeito”, e possui para Ele os mais doces nomes, como “Pai do Pobres”, “Repouso no cansaço”, “Doce Refrigério”, “Alívio no Pranto”. Se bem que Ele não nos tira das mãos aquele cálice da amargura que devemos beber à semelhança do Salvador.

Contudo, o Espírito Santo sabe misturar sua doçura às nossas amarguras nas dores que nos vêm da parte das criaturas. Ele nos dá o conforto da Sua graça; nas desgraças, um doce e tranquilo impulso para nos conformarmos. Em cada sofrimento, o Espírito nos dá um raio de Sua luz , o qual nos faz entender que, por detrás daquele mal, existe um bem, e uma voz de verdade que nos recorda as eternas recompensas por sofrermos; e com Aquela voz de verdade, a alma atribulada é consolada pelo Perfeito Consolador, que a ela se entrega.

Se temos um Perfeito Consolador, por que o mundo está repleto de aflitos? Por que, em toda a parte, se derramam lágrimas, e por que se escutam os gemidos de dor? Por que se chega ao suicídio? Infelizmente, devemos constatar que esses não conhecem o Espírito Santo, que é o Verdadeiro Consolador do homem, porque o sofrimento deles não possui conforto.

Por que isso acontece também entre os cristãos? A razão é clara: também entre os cristãos pouco se conhece e menos ainda se honra e se ora ao Espírito Consolador. Mas se vemos almas que, no sofrer, se mantêm tranquilamente conformadas, podemos bendizer que elas estão com o Espírito Santo; e se vemos algumas que, em meio às tribulações, podem repetir como São Paulo que superabundam em alegria, podemos também dizer que estas são plenas do Espírito Santo e cheias da verdadeira consolação.

Leia mais:
.: Qual é o significado do batismo no Espírito Santo?
.: É tempo de clamar o Espírito Santo
.: Por que desejar o batismo no Espírito Santo?
.: A força transformadora do Espírito Santo

Momento para meditação pessoal

Oração

Ó, minha alma fraca e mesquinha, o Espírito Santo, até agora, não o preencheu de todas as divinas consolações, porque foi por ti pouco conhecido, menos honrado e rara e friamente invocado.

Quando tristeza, abatimento, melancolia e toda espécie de dor oprimiam a minha alma, Vós, ó Consolador Perfeito, esperavas de mim apenas um olhar, um suspiro, um lançar-se de filial confiança para derramar-me no seio de vossos divinos confortos. Perdoai minha ignorância e a falta de confiança com que Vos tenho tratado até agora. Nesse momento, abro-Vos toda a minha alma, ó Divino Consolador, e Vos prometo que, em todas as dores desta vida, recorrerei prontamente ao Vosso socorro, e não procurarei outro consolador senão Vós, ó Pai dos Pobres, Repouso no cansaço e Alívio no pranto.

Oração Final

Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas.

Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir dessa consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Rezar as seguintes orações:

Pai-Nosso
Ave-Maria
Glória ao Pai
Canto do Espírito Santo

banner - acampamentopentecostes