É preciso organizar a nossa vida

A Canção Nova, em seu caminho de formação permanente, segue este tema: “A disciplina gera santos, porém, sem disciplina não há santidade”. (Dom Gambino). Celebrar esta graça é celebrar a vida, tornar cada hora significativa, preencher os meses e os minutos com sentidos que ultrapassam a rotina e a mesmice.

Queremos fazer um caminho de volta às nossas origens. Retomar o ardor, reavivar o encontro com Jesus, Senhor da nossa história. Retomar a vida com Deus, princípio de toda a nossa vida. Retomar a vida comunitária. Voltar às origens pelo caminho da disciplina.

Para que a disciplina aconteça, é necessário que haja organização. Começamos definindo o que vem a ser disciplina: “Regime de ordem imposta ou mesmo consentida. Ordem que convém ao bom funcionamento de uma organização. Relações de subordinação do aluno ao mestre. Submissão a um regulamento” (Dicionário Aurélio).

É preciso revisar a nossa vida. Precisamos organizá-la em todos os sentidos: em Deus, em nosso trabalho, em nosso interior e nossa casa. Enfim, faz-se necessário começar por esta retomada de organização, das mínimas às grandes coisas que envolvem a nossa vida.

Por que fazer uma revisão de vida?

Padre Jonas Abib nos ensina que em nossa vida nada deve ficar entulhado, que não podemos terminar o nosso dia sem estar reconciliados com Deus, com nós mesmos e com nossos irmãos. Ele nos diz também que a semana tem um dia especial, que nos ajuda a nos revermos, o Dia do Senhor, o domingo.

Não podemos carregar “entulho” de uma semana para outra. Deus nos dá a graça de revermos nossa vida, revermos aquilo que em nossa caminhada não foi bom durante a semana, revermos nossas dificuldades, nosso crescimento e nosso relacionamento com Deus e com os outros. Rever em que ponto estamos da nossa vida espiritual.

A revisão de vida nos leva a uma maior intimidade com o Senhor, acalma nosso interior agitado. Ela nos faz perceber a ação da Providência Divina em nossas vidas e constistui orientação para o nosso apostolado. O Concílio Vaticano II nos aponta que a Igreja está no mundo, nem fora nem separada dele, exorta os cristãos a não se retirarem da luta do dia-a-dia, mas a discernirem os sinais dos tempos, a colaborarem com todos na construção de um mundo mais humano e a olharem o mundo com os olhos de Deus.

Enfim, a revisão de vida é a reflexão cristã realizada com o fim de adquirir a visão cotidiana em sintonia com o olhar que o Pai contempla o mundo, tendo em vista a realização de Seu projeto de salvação. É um olhar de fé viva que reafirma o valor de nossa vida aos olhos de Deus e que revela o chamado divino dentro dos acontecimentos cotidianos. Deus está em tudo e tem o controle de todas as coisas em Suas mãos. Você quer fazer a sua revisão de vida?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.