Saiba

É possível superar

Virtuoso na vida é quem sabe fazer uso até dos sofrimentos para crescer. Lutas e dores todos enfrentamos, porém, nem sempre sabemos tirar o devido proveito destas.

É penoso ver desmoronar nossos sonhos e idealizações, não é fácil perder oportunidades, e, principalmente, pessoas. A saudade de quem se ama – se não for bem digerida e saboreada – deixa em nós centelhas de ausência e abstração.

Não há flores no inverno, mas o frio também é belo, este nos possibilita a reflexão sobre a falta que nos faz a primavera.

Momento de dor é momento de crescer, de se cuidar, de valorizar o que se tem e o que se é. O sofrimento é uma oportunidade singular para repensarmos a vida e nos avaliarmos, colocando cada coisa em seu lugar.

O silêncio e o vazio, – que a ausência de quem amamos deixa em nós – é por vezes desesperador, porém, diante de tal realidade temos a oportunidade de juntar nossos “pedaços existenciais” e recomeçar.

Até mesmo Jesus chorou quando perdeu seu amigo Lázaro. Ele enfrentou como a gente a dor da perda, revelando-nos que não é proibido sofrer e chorar.
Diante de tais desventuras temos o direito de sofrer, mas, não de estacionarmos em nossa dor, ao contrário, somos convidados a superá-la.

Cristo também experienciou a morte e a venceu, e n’Ele encontramos força para também vencê-la, pois, Seu amor e Sua presença são capazes de preencher as lacunas de nossas ausências e carências, tão próprias dos seres humanos.

Todos perdemos em um determinado momento da vida: perdemos amigos, amores, empregos, entes queridos, enfim, perder é uma realidade própria de quem é gente. Quem só quer vencer na vida, nunca se permitirá acrescentar algo com o ensinamento, que somente as perdas podem lhe proporcionar.

É maduro quem não se revolta, nem desanima diante de perdas e dores, e quem procura empregar sempre um sentido à sua dor.
Grandes vitoriosos da história alcançaram seus êxitos – em momentos de grande tribulação–, pois souberam fazer do sofrimento um trampolim para avançar e crescer.

O próprio Jesus nos ensina a crescer com a dor. Sua grande vitória, a Ressurreição, teve por alicerce a cruz e a desventura, evidenciando que a cruz não é somente um lugar de morte, mas também de superação.

Em Cristo, encontramos sentido para nosso sofrer, n’Ele percebemos que a cruz que precede nossos passos é a oportunidade singular, doada-nos pela vida, de recomeçarmos. Além do mais, foi pela cruz que Deus nos trouxe a vida e a paz, e é através dela, que também nós geraremos vida para todos aqueles que necessitarem de nossa ajuda.

A cruz é lugar de superação e de vida nova, e saiba que você não está abandonado nela, pois existe Alguém que o ama e faz questão de acompanhá-lo em suas cruzes cotidianas…

Coragem, é possível superar, sempre o é!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.