Viver bem

Saiba como o autoconhecimento nos ajuda a viver melhor

Nem sempre é fácil trilhar este caminho de autoconhecimento. Não é fácil descobrir quem somos e para que fomos criados. Você já parou para pensar em quem, de fato, você é? Só conseguiremos ser aquilo que Deus projetou para nós quando tivermos a coragem de nos conhecer. Estamos muito ligados às nossas emoções, metas e frustrações, ligados aos nossos anseios etc.

Mas uma coisa é certa: o homem tem sede de seu Criador. Deus semeou em nosso coração o desejo de conhecê-Lo, e temos muitos meios que nos conduzem a isso. Só podemos conhecer os outros à medida que nos damos a conhecer.

Amados, Deus tem um projeto maravilhoso para nossa vida. Às vezes, escondemos-nos d’Ele, justamente para ficarmos escondidos em nossas dores. Nossos medos nos cegam, impedindo-nos de enxergar a realidade.

Quantas vezes somos paralisados por causa dos nossos medos! Medo da morte, medo de entrar em um relacionamento novo e nos frustrarmos, medo da perda… Enfim, são tantos medos! Mas não podemos carregar essa muleta: temos de nos conhecer melhor para tomarmos posse daquilo que somos.

Saiba como o autoconhecimento nos ajuda a viver melhor

Foto Ilustrativa: Arquivo CN

O verdadeiro conhecimento vem de dentro

Deus pensou no homem quando criou todas as coisas, e “o aspecto mais sublime da dignidade humana está nessa vocação do homem à comunhão com Deus” (CIC, 27). O Senhor formou o homem do barro, da terra e, nas narinas, inspirou-lhe um sopro de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Quando Deus criou o homem, Ele o encheu de vitalidade. O homem foi criado do barro, Deus soprou-lhe a vida. Assim, ele se tornou um ser vivente.

Você não é um qualquer, você é filho de Deus. O Pai, desde o início, pensou em você. Quando mergulho nessa Palavra, meu coração se enche de alegria, porque percebo claramente o carinho d’Ele para comigo. Pode ser que você já tenha ouvido falar, muitas e muitas vezes, que Jesus o ama e olha por você… Mas nada mudou na sua vida.

Experiência com o Espírito Santo

Isso tem um motivo: quando temos uma comunhão profunda com o Espírito Santo, a nossa sensibilidade se ajusta para captar as mais sensíveis moções do Senhor em nossa vida. Só assim conseguimos tocar no amor poderoso e bondoso de Deus. Não é uma mágica, um encanto, isso se chama experiência com o Espírito Santo. Podemos ver em várias passagens bíblicas: todas as pessoas que tiveram sua vida mudada experimentaram o poder do Senhor.

Leia mais:
.:Conheça a si mesmo para alcançar liberdade e equilíbrio
.:Autoconhecimento é importante?
.:Você sabe a importância do autoconhecimento?
.:Ser amigo do Espírito Santo

Tenha sede de autoconhecimento

A busca sedenta por quem somos nos ajudará a não nos enganarmos: existe o homem velho em nós. Mas isso não pode nos desanimar. Somente descobrindo essa realidade e reconhecendo que precisamos da ajuda do Alto, Deus poderá intervir e mudar nossa vida.

Se existe algo, no entanto, em que Deus não interfere, é em nossa liberdade. Portanto, precisamos querer essa renovação em nossa vida. Não temos consciência da imensidão do olhar de Deus em nossa vida; Ele olha para nós com amor e profundidade.

Quando olho para mim mesmo, vejo que tenho muito pouco para oferecer para este Deus, porque sou pecador e tenho minhas misérias, mas a bondade do Senhor e a Sua Misericórdia infinita são capazes de multiplicar o que tenho e fazer uma renovação em minha vida.

banner_espiritualidade