Reze

Na oração, conhecemos os planos de Deus

Nós nos mostramos para Deus nas orações diárias

Ninguém se coloca sob o sol sem se queimar, e quem se expõe exageradamente a ele vai sofrer suas consequências. Com Deus acontece algo semelhante, pois ninguém se coloca na presença d’Ele sem ser beneficiado por Sua presença. As marcas da presença do Todo-poderoso também são irreversíveis para a nossa salvação.

Quando nós nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo, Ele nos dá liberdade. Nunca Nosso Senhor pensou em nos trazer para perto d’Ele, a fim de tirar algo de nós, muito menos para limitar nossa liberdade. Se Ele não quisesse que fôssemos livres, por que nos teria criado livres?

Na oração conhecemos os planos de Deus

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

A nossa liberdade ficou comprometida por nossa culpa, porque quem peca se torna escravo do pecado. Pelos nossos pecados e pelos vícios, que entraram em nossa vida, nós ficamos debilitados. Foi para sermos livres que o Pai do céu enviou Jesus. Deus Pai nos deu Cristo para nos libertar daquilo que nos amarrava. Deus nos mostra quais caminhos podemos seguir, mas a liberdade de escolher é nossa. O desejo do Senhor é nos libertar de toda angústia, de toda opressão. O desejo d’Ele é nos ver felizes.

“É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão” (cf. Gálatas 5,1).

Cristo nos amou, morreu em uma cruz por nossa causa, para que não sejamos escravos do pecado. O Ressuscitado nos libertou de todo mal, de toda armadilha do inimigo, para que permanecêssemos livres. Contudo, ninguém é livre na maldade. Uma vez que o Espírito Santo nos visitar, não podemos dar brechas para o pecado.

O Espírito Santo nos cura e liberta

Ninguém pode saber o que está em nosso interior se não abrirmos a boca e dizer. Rezar é ficar nu na presença de Deus. Quando rezamos, estamos nos colocando na presença do Altíssimo. Quando tiramos a roupa diante do espelho, nós vemos o que queremos e o que não queremos. Na hora em que estamos rezando, caem nossas roupas, espiritualmente falando; do mesmo modo, vemos aquilo que queremos e o que não queremos. Tudo que fazemos de mau volta para nós no momento da oração. As feridas que ignoramos, na oração, não as conseguimos ignorar, porque, nesse momento, Deus as revela para nos curar. No momento em que o Senhor nos mostra quem somos, Ele também se mostra como é.

No momento em que conhecemos Deus, conhecemos a nós mesmos, por isso rezar não é coisa para qualquer um. Na oração, Deus se revela a nós, mas Ele também nos revela a nós mesmos. Se Ele nos revela uma coisa que não está boa, é porque precisamos consertá-la.

Leia mais:
.: Oração de cura interior pelas etapas da vida
.: Qual oração Deus quer que façamos
.: Oração para fazer diante de Jesus Eucarístico
.: Como iniciar uma vida de oração

A cura é vinda por Deus

Precisamos de muito perdão e de muita cura, e só Deus pode nos dar essas graças. Eu e você precisamos, na oração, pedir ao Espírito Santo que nos faça entrar em nosso coração para descobrimos o que está ruim ali dentro. Deus, que passou conosco por cada caminho, sabe quando fomos machucado e sabe como nos curar.

A nossa vida inteira é um processo de cura interior. Enquanto estivermos com os pés aqui, nesta terra, nossa vida será um processo de cura interior. Não existe ninguém que, tendo rezado, Deus não lhe tenha respondido. E se Ele não o faz diretamente, Ele o faz por intermédio de uma pessoa ou de um fato.

Nós precisamos aprender a ouvi-Lo na oração, para conhecermos os planos que Ele tem para nossa vida. O Todo-poderoso tem um plano de amor, um plano de realização e felicidade para nós. Muitas vezes, nós não somos felizes, porque esse plano não se cumpre na nossa vida. Se não abrirmos o coração para a oração, corremos o sério risco de morrer sem conhecer o plano que Deus tinha para nós.

Artigo produzido a partir da pregação de Abr/2010