Coisas do coração

Sua resposta neste caso não dever ser sim nem não. Porque depende do ponto de vista que você encarar a pergunta.

Claro que quando pergunto se vale a pena sentir novamente aquela brisa suave ou ainda o perfume daquelas rosas inesquecíveis, sua resposta imediata será sempre sim, porém quando se fala de uma mágoa, de uma ofensa sofrida, sentir de novo, não vale a pena.

Seria ressentimento e ressentimento é um grande mal, que aliás tem tirado o brilho da vida de muita gente.

Chamamos de ressentimento o ato ou efeito de ressentir-se. É sentir de novo ou sentir de um jeito novo, é deixar vir a tona a emoção ligada a experiência negativa.

Fiquei impressionada estes dias quando tomei conhecimento dos males que o ressentimento causa ao ser humano. Realmente não vale a pena cultivar algo tão nocivo em nosso coração!

Através do Livro A Cura do Ressentimento do padre Léo, conheci uma historinha que nos faz entender melhor o que quero dizer:

Conta-se que Juvenal era um homem trabalhador e honesto, vivia feliz com sua esposa, convivendo com os probleminhas básicos do dia a dia…
No mais, tudo bem, era um homem feliz.

Até descobrir que estava sendo traído por sua esposa e o pior, é que a traição envolvia o patrão do Juvenal, homem que antes era referência para ele.

Todas as suspeitas confirmadas, Juvenal viu sua vida arruinada, desempregado, sem a esposa e com um sentimento terrível envolvendo seu coração. Saiu de casa sem destino e começou a perambular pelas ruas… era infeliz, completamente infeliz! Seu coração estava preenchido pelo ressentimento, ele passava o dia e às vezes a noite pensando no mal que aqueles dois haviam lhe causado, revendo as cenas, murmurando sozinho sua dor e isso ia consumindo o Juvenal.

Até que chegou o grande dia, quando ele encontrou um Gênio que poderia realizar o pedido que ele desejasse. Ele nem acreditava, finalmente voltou a sorrir e fazer planos…

Mas seus sentimentos se misturavam e ele não conseguia definir seu maior desejo, pediu um tempo ao Gênio e prometeu que na manhã seguinte expressaria seu pedido.
Em casa, Juvenal lembrou-se de um detalhe que atormentava seu coração ressentido.
O Gênio havia explicado que tinha uma condição para que seu pedido fosse atendido: ele teria que dar ao seu maior inimigo em dobro tudo aquilo que Juvenal pedisse para ele. Esse “detalhe” atormentava o coração do pobre homem movido pela dor do ressentimento. Até que na manhã seguinte conforme havia combinado ele foi até o Gênio e movido pelo ressentimento que já havia tomado conta de seu coração, Juvenal fez a pior escolha de sua vida; disse para o gênio:

“- Já que meu pedido será dado em dobro para meu pior inimigo que é meu ex-patrão, estou certo do que quero e não tarde em cumprir o que prometeu; arranque um de meus olhos, este é meu pedido!”

Terrível este tal ressentimento não é? Que benefício o pobre e infeliz Juvenal lucrou em vingar sua ira?

Deus não quer isso para você, Deus lhe quer feliz! O ressentimento mina toda alegria de viver, desvia o homem dos planos de Deus.
Faça opção pelo bem, pelo perdão, seja inteligente! O maior beneficiado será você mesmo, tenha certeza disso.