celebrar

Neste fim de ano, multiplique momentos com sua família

Fim de ano chegando e vários pensamentos e sentimentos invadem nossa vida. Saudade, alegria, solidão, gratidão, frustração, realização, ansiedade e tantas outras emoções, fruto de pensamentos alimentados por nós sem que percebamos. Tudo isso vem regado de festas que celebram um tempo, um ciclo! Seja no trabalho, na escola, com os amigos e especialmente com a família. Mesmo que, no seu trabalho, as pessoas não celebrem esta data, ou ainda, na escola ou na faculdade o ciclo encerre e a tão sonhada festa não aconteça, em casa sempre terá algo.

Neste-fim-de-ano,-multiplique-momentos-com-sua-família

Foto Ilustrativa: AlbertoChagas/iStock. by Getty Images

A importância da família

A palavra celebrar tem sua etimologia do latim “celebrare, que significa honrar, fazer solenidade, ser notado, percebido. Natal e Ano Novo são datas que se repetem ano a ano e, por isso, não há como não perceber a existência dessas datas. Todos expressam, nesse tempo, suas emoções e gestos concretos de solidariedade. É um tempo de refletir, de se avaliar, de projetar e estar juntos. É nessa época do ano que muitas famílias se reúnem, seja ela com bom relacionamento ou nem tanto. Mas a certeza de fazer memória ao nascimento de Jesus é salvífico para nós, pois promove em cada cristão o desejo de ser melhor e, então, “nascer de novo”.

É isso que precisamos promover neste ano: reunir ao redor da mesa a família e junto com ela celebrar a vida e as vitórias de cada um. Deixar de lado as angústias, as mágoas e tristezas que, por vezes, são potencializadas de uma forma egocêntrica de ver a vida. Além disso, vamos promover o perdão e a paz.

Leia mais:
.:Você sabe qual é sentido das festas de fim de ano?
.:Como posso ter equilíbrio financeiro no fim do ano?
.:Os perigos de trocar os símbolos cristãos pelos pagãos no Natal
.:O Natal é tempo de acender a luz no seu coração

É época de renascer

Este é o momento favorável para as reconciliações, porque o ser humano, ao esperar e celebrar “O Menino Jesus”, abre-se à manifestação de Deus. E, esse Menino nasce, todos os anos, no coração daqueles que permitem que Ele nasça. É tempo de preparar a casa para a grande festa do nascimento. E o perdão é o grande agente de limpeza que precisamos para limpar nossa casa interior. Quando perdoamos, passamos por cima do orgulho, da vaidade e do ser egocêntrico; descobrimos que podemos ser homens e mulheres novos, melhorados por ter feito a experiência de querer viver melhor.

Estar em volta de uma mesa com aqueles que habitam seu coração é dizer que os ama! Dar um sorriso, um abraço, um “parabéns pelas conquistas do ano de 2017” é um ato de amor. E como celebrar se o coração estiver cheio de mágoa e rancor? Eis que surge um momento oportuno para a reconciliação e celebração. É o novo que deseja ser inaugurado na vida de cada um. Um novo afeto, uma nova forma de ver a vida e se relacionar com as pessoas. Então, se você não tem o hábito de estar à mesa com sua família e familiares, faça a experiência este ano. Divida histórias, momentos e multiplique afeto neste final de ano!

Multiplique momentos com sua família. Assista!