🤔 Reflexão

A oração ordena a vida da mulher

A espiritualidade e a saúde

A Palavra de Deus nos traz uma série de relatos que mostram a relação existente entre espiritualidade e saúde. Jesus, ao realizar curas físicas, também devolvia às pessoas a dignidade, o sentido de pertença, e lhes dava um novo horizonte.

Espiritualidade : Foto de uma mulher com cabelos castanhos em um momento de devoção. Ela está de perfil, com as mãos juntas em prece sobre uma Bíblia aberta, com o fundo desfocado para destacar a cena de oração e reflexão.

Foto Ilustrativa: Tutye by Getty Images

Ao curar a mulher que sofria de hemorragia há doze anos, o Senhor a chama de filha e lhe diz: “A tua fé te salvou” (cf. Mc 5, 17ss). Nessa passagem, há detalhes muito importantes! Certamente, por causa da Lei, essa mulher estava afastada de tudo e de todos, talvez longe dos pais — se ainda os tivesse — e da própria família (cf. Lv 15, 29-33). 

Ao chamá-la de filha, Cristo lhe devolve a filiação, a certeza de que ela Lhe pertencia e de que fazia parte de uma grande família: a dos que creem. Do mesmo modo, ao dizer “tua fé te salvou”, Jesus mostra àquela mulher que não a curou apenas fisicamente, mas atingiu toda a sua existência. A salvação chegou até ela.

O bem-estar da alma, do corpo e do espírito
Atualmente, inúmeras pesquisas mostram o quanto a fé e a espiritualidade ajudam no tratamento de doenças e na manutenção da saúde integral — ou seja, o bem-estar da alma, do corpo e do espírito. Pesquisadores têm descoberto que pessoas com vida espiritual adoecem menos e costumam ter hábitos de vida mais saudáveis. Quando adoecem, desenvolvem menos depressão e se recuperam mais rapidamente.

Leia mais:
.:Ser Mulher é um dom nos tempos atuais com sinais femininos
.:Tarefas domésticas e filhos: como inseri-los nesta rotina?
.:Ser mãe: uma missão para a vida inteira

Pessoas que não conseguem encontrar sentido para a dor acabam sofrendo duplamente, por revolta, não aceitação, sentimentos de culpa ou por uma série de questões que desencadeiam problemas ainda maiores. Já quem busca conforto na espiritualidade, muitas vezes, alcança superação, resignação, cura ou até verdadeiros milagres.

Que o digam os tantos que foram curados por Deus e por meio da intercessão de inúmeros santos da Igreja. Uma vez curada com o auxílio da fé, toda a existência é contemplada — como aconteceu com a mulher que sofria de hemorragia, citada no início deste artigo.

A espiritualidade na vida da mulher

A espiritualidade na
vida da mulher tem um grande impacto, pois, em si, ela é chamada a gerar a vida de maneira diferente do homem. Ela zela, previne e resguarda a vida. Esse desejo da mulher de cuidar vem justamente do fato de ser guardiã da vida, de gerá-la em seu íntimo.

Quando a mulher compreende essa verdade,  aprofunda o autocuidado e o zelo com o outro, conseguindo manter a saúde física de si mesma e dos que estão ao seu redor. Por isso mesmo, Deus concedeu à mulher uma profunda sensibilidade que, se bem orientada, leva a uma intensa intimidade com Ele, de modo a manter o equilíbrio emocional.

Dessa forma, com corpo e alma em harmonia, conseguimos alcançar o bem-estar e a paz interior que tanto buscamos. As dificuldades que surgem não abalam o nosso espírito, que é aquele lugar dentro de nós onde Deus habita.

Como a espiritualidade contribui com a saúde

A espiritualidade ajuda o ser humano a encontrar razão e o sentido para as realidades que vive, colaborando para que se viva com mais esperança. A vida espiritual nos forma desde as escolhas que fazemos — sejam elas decisivas ou cotidianas — até o nosso modo de existir no mundo. Faz parte da maneira como encaramos a vida e a morte.

No entanto, para exercer essa influência em nossa existência, a vida espiritual  não pode ser entendida apenas como participação em eventos religiosos ou como parte de uma agenda de atividades. Ela precisa estar presente no interior da pessoa que crê. Deve ser cultivada no dia a dia, sendo parte do ser da pessoa, e não apenas do que ela faz.

A vida de oração frequente e entrega verdadeira a Deus

A espiritualidade é o lugar onde podemos encontrar alívio e respostas para o que vivenciamos. Ela é adquirida por meio de busca interior, vida de oração frequente e entrega verdadeira a Deus — daquilo que somos e do que estamos vivendo —, tendo também um real desejo de ouvir Suas direções e permitir que Ele conduza a nossa vida.

A oração põe em ordem todas as coisas na vida da mulher. Mesmo aquelas que não terão as soluções que desejamos passam a ser encaradas ou administradas com harmonia, pois estaremos certas de que o Senhor das nossas almas tem sempre um plano perfeito — que, de forma alguma, precisa ser melhorado por nós.

 


Elane Gomes

Missionária da Comunidade Canção Nova desde o ano 2000. Professora de Língua Portuguesa, radialista e especialista em Comunicação e Cultura. Mestra em Comunicação e Cultura. Atualmente trabalha no Jornalismo da TV Canção Nova de São Paulo. Prega em encontros pelo Brasil e atua como formadora de membros da Comunidade. É esposa, mãe e trabalha também com aconselhamento de casais.