Você conhece um eremitério?

Uma realidade muito bonita e encantadora da Igreja é a diversidade de carismas, de formas de vida consagrada: matrimônio, sacerdócio, celibato, vida religiosa, vida em comunidades mistas, vida monástica…

São dois os tipos de vida monástica: a cenobítica (vida monástica em comunidade) e a eremítica (vida monástica solitária).

O cancaonova.com teve a honra de visitar um mosteiro de vida monástica eremítica na cidade de Itajubá – MG e trazer para você uma galeria de fotos do ambiente, do momento de oração de um monge, lá residente, que muito bem nos acolheu: o Pe. Valeriano.

O cotidiano do Pe. Valeriano é o dormir às 18h, acordar à meia-noite, ficar em oração até às 5h, quando, então, celebra a Santa Missa. Depois vai tomar café, trabalhar em funções relativas ao próprio mosteiro e/ou se aplicar ao estudo e à oração novamente durante o restante do dia e atender confissões regularmente.

Esse mosteiro é integrado à Comunidade Sol de Deus, com sede no mesmo lugar. Comunidade, esta, mista, isto é, composta por homens e mulheres, casados, sacerdotes, celibatários, e com forte característica contemplativa.

Confira, portanto, a galeria de fotos desse mosteiro, aqui no nosso portal, e faça um passeio pela capela, jardim, alpendre, chegando até a porta da sala de clausura, onde não é permitida a entrada de nenhuma outra pessoa, a não ser o monge, que nela reside e passa a maior parte do seu tempo na companhia de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.