Vocação: o Chamado Divino

Nenhum ‘átomo’ do mundo surge por acaso, ou seja, nada existe no mundo sem um plano divino.

Quando recebemos a chave dos sacramentos, o Batismo, nos é dado uma vocação importantíssima: a Santidade. Essa é a vocação de todos os cristãos.

Deus deseja que sejamos construtores e aperfeiçoadores de suas obras. Por isso, nos compete também outras vocações.

Muitos pensam que a palavra vocação se relaciona intimamente com a palavra sacerdócio. Isso não é verdade, a vocação engloba também o matrimônio e as vidas religiosas (freiras, leigos consagrados, missionários).

A vida religiosa é uma das escolhas de muitos, que preferem viver um total desapego às coisas materiais, voltando-se a serviço de Deus.

Deus chama também muitos homens a seguir o sacerdócio (sacer = sagrado ; dócio = Dom), ou seja, a viver também em espírito de fraternidade e serviço a Deus (padres religiosos e diocesanos).

Deus chama também muitos a seguirem a vocação familiar, ou seja, a construir uma família cristã, com pensamentos retos e voltados ao Senhor Jesus Cristo. Muitos pensam que é fácil seguir esse sacramento, mas nada disso é verdade. Veja só:

Os sacramentos são divididos em: sacramentos de iniciação cristã (batismo, Eucaristia e o crisma), sacramentos de cura (confissão e unção dos enfermos) e sacramentos de serviço (matrimônio e ordem).

Da mesma maneira que a ordem é um sacramento de serviço e doação a Deus, o matrimônio tem a mesma finalidade.

Logo, a vocação é para todos e conhecê-la é muito importante antes de estudá-la, saber se é aquilo mesmo que Deus tem para você.

Por isso vamos viver intensamente esse plano de Deus e procurar a cada dia cumprir a vocação que todos temos por igual: a Santidade.