Viver na presença de Deus

Algumas pessoas parecem repletas de calma e paz interior. Exteriormente suas atitudes são gentis, cheias de bondade, paciência, satisfação, generosidade e felicidade. Suas palavras, seus atos e atitudes refletem serenidade interior.
Quando encontramos pessoas assim, imediatamente elas nos impressionam pela aparência de bondade e autenticidade que possuem. Qual será o segredo destas pessoas, indagamos.

O fato é que, ao invés de invejá-las, tentar descobrir seu ‘segredo’, temos, sim, de aprender a viver mais próximos de Deus. Ele é a fonte de toda bondade, paz, alegria e generosamente compartilha estas dádivas com aqueles que vivem nele e com ele.

A maneira como devemos nos aproximar mais de Deus está sabiamente expressa no parecer de São Francisco de Sales: ‘Cuide para não se esquecer de Deus enquanto trabalha. Imite as criancinhas quando caminha: elas seguram na mão de seus pais… Preste atenção em seu trabalho, mas de vez em quando pense no Senhor para pedir-lhe ajuda e para ver se o que está fazendo é do seu agrado. Deste modo você realizará melhor e mais facilmente até as tarefas mais difíceis’.

Cultivar a experiência de viver na presença de Deus foi descrito como a ‘virtude das virtudes’. O Irmão Carmelita Lawrence, que viveu no século dezessete, via esta experiência como somatória de uma completa vida espiritual. Ele acreditava que qualquer um que ‘experimentasse a presença Divina diariamente, logo poderia tornar-se um ser espiritual’.

No Antigo Testamento, Deus instruiu Abraão: ‘Anda em minha presença…’
(Gn 17,1).

Como Viver Cada Dia Com Deus
Florence Wedge

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.