Visita do Papa ao Brasil

“Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mt 21,9).

A Arquidiocese de São Paulo está se empenhando dia após dia na preparação da vinda do santo padre, o Papa Bento XVI, ao Brasil em maio de 2007. E agora, além da expectativa, a Arquidiocese assumiu a responsabilidade de acolhê-lo em nosso meio, já que o pontífice aceitou o convite feito por Dom Cláudio Hummes, para que, quando vier a Aparecida para a Abertura da V Conferência do Episcopado Latino Americano, visite também a maior capital da América Latina, a cidade de São Paulo.

Dom Cláudio foi recentemente nomeado pelo Papa, para a função de Prefeito da Congregação para o Clero. Missão que ele assumirá em breve. Por isso, no dia 26 de novembro deste ano, às 15h na Catedral da Sé, vai ser celebrada uma missa de ação de graças pelo trabalho de Dom Cláudio à frente da Arquidiocese por oito anos, marcados pela dedicação e pelo zelo apostólico.

Já há alguns meses estamos rezando nas intenções do santo padre, de modo particular pela sua viagem missionária ao Brasil. E desde que foi divulgada a notícia de que ele estará na Arquidiocese de São Paulo, a nossa alegria aumentou mais ainda. Pois, sabemos que uma visita como esta, vai trazer muitas bênçãos para todo o povo brasileiro e vai reanimar ainda mais a ação evangelizadora da Igreja.

O Cardeal Hummes participou do conclave que elegeu, pelo “sopro do Espírito Santo”, o Cardeal Ratzinger a ser o sucessor do inesquecível Papa João Paulo II. Assim que Dom Cláudio retornou deste conclave, numa entrevista coletiva a toda a imprensa, repetiu algumas vezes: “O santo padre, o Papa Bento XVI, vai surpreender positivamente a todos nós”! Em recente participação no programa ‘Conversa em Família’ – que vai ao ar de segunda a sábado pela Rádio Brasil Sul AM 1290 das 10h às 11h – o cardeal confirmou que “o Papa Bento XVI tem surpreendido, sobretudo por ser um Doutor em Teologia que está cumprindo a sua missão como um grande pastor”. E acrescentou: “Ele vai surpreender mais ainda”. E isto nós temos constatado, observando a firmeza na confirmação da fé e ao mesmo tempo a serenidade em que age e exerce a missão petrina que lhe foi confiada, de governar, santificar e instruir o povo de Deus.

Uma visita como esta traz muita esperança ao nosso coração. O Papa vem como vigário de Cristo na terra, como sucessor de Pedro à frente da Igreja e, sobretudo como servo dos servos de Deus. Já no início de seu pontificado, Bento XVI disse à Igreja e ao mundo: “É o amor que governa”! Que o amor continue governando e conduzindo o nosso coração para o bem e para a generosidade. Que o amor não seja apenas uma palavra a mais nos nossos lábios. Mas que seja, sobretudo uma atitude de vida capaz de ajudar o mundo a ser melhor. Que o amor seja mais do que um verbo a ser conjugado nos diversos tempos. Mas que seja mesmo, de verdade, um projeto de vida a ser concretizado e vivenciado, com o objetivo de transformar-nos a todos, em pessoas mais maduras e mais felizes!

Que a visita do papa a São Paulo e ao Brasil, desperte em nós o desejo de imitarmos o apóstolo Paulo, sendo anunciadores e divulgadores da Boa Nova em todos os rincões deste país, em todas as circunstâncias da vida e para todos os nossos irmãos e irmãs, a fim de que a Palavra de Deus seja ouvida, conhecida, amada, celebrada e vivida pelo maior número de pessoas. E que esta abençoada visita desperte também em nós o desejo ardente de sermos testemunhas de Cristo, como Pedro, anunciando por palavras e pela vida que Jesus é o Filho do Deus vivo e verdadeiro! Que Jesus é o Senhor da nossa vida!

A graça de Deus sempre vai além da ação humana. Mas é viável que ofertemos a nossa parte, nos preparando da melhor maneira possível para algo que está por vir em nossa vida. Sendo assim, a preparação é sempre uma eficaz maneira de realizarmos melhor as nossas atividades.

Por orientação do nosso administrador apostólico, Dom Cláudio Cardeal Hummes, vamos continuar nos preparando nestes meses que antecedem a vinda do Papa ao Brasil, sobretudo pela oração. E vamos clamar ao Pai do Céu, que esta visita torne o nosso país, o Brasil, ainda mais “bento”, mais próspero mais livre, mais justo e com mais oportunidades para todos!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.