Vá, faça a diferença!

Buscando algumas músicas em inglês para o nosso grupo de oração, aqui na missão dos Estados Unidos, encontrei uma que diz:

“Go, make a diff rence
We can make a diff rence
Go, make a diff rence in the world…”

Uma bela música, cuja tradução quer dizer:

“Vá, faça a diferença
Nós podemos fazer a diferença
Vá, e faça a diferença no mundo…”

Essa frase “faça a diferença”, que é uma bela ordem de Deus, tem marcado a minha vida já há algum tempo dentro da Comunidade Canção Nova. E estando, durante esse tempo, aqui nos Estados Unidos, tenho tocado concretamente nessa ordem de Deus.

Lembro-me de quando o Pe. Jonas, ao conversar com o grupo que iniciaria a missão aqui neste país, ele nos dizia: “a eficácia da evangelização neste país ocorrerá, principalmente por aquilo que vocês viverem; a vida falará mais que as palavras…”

Pe. Jonas foi certeiro em suas palavras, pois num país que conhecemos pouco – no que diz respeito a sua cultura, seus hábitos e pessoas – a nossa maior forma de levar a presença de Jesus a todos, é justamente refletindo em nós a Sua face. Mas como?

Através de um sorriso, de um olhar, de um “excuse me!” (com licença), de um “please” (por favor), de um “I m sorry!” (desculpe-me, sinto muito), um “thank you!” (obrigado)…

Onde estiver, estarei levando o olhar, o sorriso e as atitudes de Jesus para as pessoas; seja na Igreja, num supermercado, no trânsito… e até mesmo para as pessoas da minha casa.

Talvez eu nunca mais veja essas pessoas, mas quando decido-me a ter as atitudes de Jesus, a ter a feição de Jesus em mim, eu faço a diferença: eu estou deixando o “rastro” de Jesus por onde eu vou!

E, ao observar o que relata os Evangelhos, vemos que não existiu uma pessoa que tenha sido a mesma, após ver Jesus. Por quê? Porque Jesus fazia a diferença!

Na última Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2002, em Toronto (Canadá), o Papa João Paulo II dizia aos jovens: “Vocês são sal da terra e luz do mundo!”. É o sal que dá sabor às coisas. E seguindo essas palavras do nosso Santo Padre, podemos, todos, “fazer essa diferença”, dar um “novo sabor” para este mundo marcado pelos conflitos, pelo egoísmo e individualismo, pela tristeza, pela solidão…

Basta buscar, em tudo, assemelhar-se a Jesus: como Ele agia, como olhava, como conversava, como tocava as pessoas, como pensava, como amava…

Quero convidar você, amigo, em mais este encontro, a fazer esta experiência: a pedir a Jesus para assemelhar-se a Ele, em tudo que fizer, sentir, viver…

Posso dizer que é uma linda experiência! Assim tem sido a minha oração no dia-a-dia: “Jesus, que em tudo eu possa assemelhar-me a Ti! Que onde eu estiver, eu possa levar a Tua Presença! Que sejas Tu quem vivas em mim!”.

Viver essa experiência no dia-a-dia, é fazer a diferença! E, mesmo sem ter conhecimento, saiba que as pessoas que passarem por nós, não serão mais as mesmas, porque elas verão algo novo, “diferente” em nós: elas verão Jesus em nós! Vale a pena seguir esta linda ordem de Deus, cuja recompensa é a santidade!

Go, make a difference!
Vá, e faça a diferença!

Deus abençoe você!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.