Um grande amor transforma

Um grande amor consegue transformar coisas pequenas em coisas grandes. E só ele dá valor às nossas ações‘. (D.303)

Geralmente temos dificuldades em prestar atenção às pequenas coisas. Quando olhamos para um jardim, geralmente nos detemos na beleza das grandes flores, e nem paramos para contemplar os detalhes que Deus deixou em cada flor, detalhes sem os quais a beleza da flor não seria ressaltada. Isto acontece, porque nos detemos na beleza do conjunto e não na beleza do detalhe. Não prestamos atenção por exemplo àquelas pequenas quase insignificantes florezinhas brancas que aparecem no meio da grama, mas que dão uma beleza, uma harmonia que se faltasse tornaria menos belo o todo.

Lembro-me, que quando missionário em Portugal, na altura da primavera, como morava em uma cidade com muitos prédios, e eu resolvia ir a pé para a Matriz onde a minha comunidade dos Padres Palotinos trabalha, parava para admirar a beleza das flores que aqui e ali sobressaíam no meio da paisagem urbana. Me encantava a beleza da papoula, de um vermelho encarnado vivo, mas me encantava também a pequena flor amarela que saía das tiriricas, e a beleza dos seus detalhes me levava a pensar que Deus se preocupa conosco a tal ponto que faz todas as coisas nos mínimos detalhes com perfeição. Isto acontece, porque Deus AMA.

E para quem Ama, nada é pequeno. Tudo é grande. E fazendo as pequenas coisas, colocando nelas todo o amor que pudermos, elas acabam por se tornar grandes coisas aos olhos de Deus. Jamais esquecerei uma frase de Madre Teresa de Calcutá que disse: ‘Não importa quanta coisa façamos, mas quanto amor colocamos em cada coisa que fazemos‘.

É mesmo isso: o importante é quanto amor você coloca em cada coisa que você faz. Pense nisso. Coloque amor em tudo o que você fizer, e você verá que com o tempo, a vida ganhará mais Vida e você no tempo certo colherá amor, pois somente o Amor dá valor às nossas ações.

Pe. Antônio de Aguiar Pereira, SAC
Palotino da Paróquia da Divina Misericórdia / RJ
E-mail: pe_toninho@hotmail.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.