Se há luz, não existem trevas

Uma das passagens bíblicas que me encantam na época de natal é Isaias 9,5: ‘Porque nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: conselheiro admirável, Deus forte, pai dos tempos futuros, príncipe da paz’.

Essa passagem está na liturgia da Missa do dia 25 e nos faz imaginar, voltar os nossos pensamentos para aquela noite gloriosa. Imagine só, o dia em que a Luz veio ao mundo, o dia em que Deus visitou a humanidade da forma mais pobre possível, o dia em que ‘um menino nos foi dado’.

No mesmo capitulo 9,1 Isaías nos diz: ‘O povo que andava nas trevas, viu uma grande luz; para os que habitavam na sombra da morte, uma luz resplandeceu’. Foi para isso que o menino nos foi dado. Para iluminar e tirar das trevas aqueles que nela estavam.

Eu posso dizer que essa passagem se cumpriu na minha vida; eu que vivia uma vida nas noites, nas choperias, nos bailes. Chegava a gastar quase todo o meu salário com bebidas e festas. Esse menino me foi dado pelo Pai para tirar-me das trevas em que eu vivia, e quantas pessoas estão encontrando essa Luz e tendo suas vidas transformadas…

Essa transformação tem que acontecer em nossas vidas, em nossas casas. Fico pensando como poderia uma pessoa celebrar o natal com sentimentos maus dentro de si, como ódio, inveja, mágoas, ressentimentos ou até comemorando uma data tão importante com bebedeiras, que por sua vez geram brigas, desentendimentos e outras coisas piores.

Digo: se você está com raiva, ainda não perdoou aquela pessoa que lhe fez mal, ainda não se reconciliou com as pessoas que estão ao seu lado, você não pode celebrar o natal. Por que? Porque o menino que nos foi dado veio nos trazer a Luz, e se estamos com tantos sentimentos negativos ainda há trevas em nós. ‘Deus é luz e nele não há trevas alguma’ (1Jo 1,5).
Quantos natais você já passou e que não fizeram diferença alguma na sua vida?

Talvez você diga: ‘Natal para mim é uma data triste’. Não é que a data é triste, é que você ainda não deixou a Luz que é Nosso Senhor Jesus Cristo dissipar todas as trevas que ainda estão em seu coração.

É tempo de mudar, é tempo de reconciliar, é tempo de perdoar. Digo a você que talvez esteja vivendo alguma dessas situações, que tem uma pessoa para perdoar ou para pedir perdão. Você que até hoje passou seu natal com bebedeiras, abra seu coração e experimente o amor do Pai que enviou o seu Filho para nos salvar.

Esse artigo é a melhor forma que eu tenho de lhe desejar um Feliz Natal.
Peço a Jesus que ilumine o seu Natal, pois onde Deus habita não existem sombras.

Um Santo e Feliz Natal!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.