São Suitberto nos arrasta para Deus

Hoje a Igreja nos apresenta alguns santos, dentre eles Santo Albino-(bispo)e São Suitberto.

Sobre Santo Albino sabemos que dos treze santos com este nome oito foram bispos. Três deles são festejados no dia 1º de Março: o lendário protomártir inglês que antes se chamava Albano, os bispos de Vercelli e de Angers, contemporâneos. O quinto sucessor de Santo Eusébio, fundador da diocese de Vercelli, foi consagrado bispo em 452, num período histórico muito agitado.

O novo bispo reconstituiu a igreja metropolitana sobre a pequena basílica de Santo Eusébio. Essa igreja estava sobre o túmulo de São Teofrasto e tinha sido ampliada pelo imperador Toedósio. Preparou uma grande festa e foi premiado. No dia da festa chegou são Germano, bispo de Auxerre, que estava de passagem para Ravena. De volta seu corpo foi colocado no meio da igreja e as luzes, que ninguém tinha conseguido acender, acenderam-se todas simultaneamente. Esse prodígio comprovou a grande amizade que existia entre os dois santos.

Sabemos que o culto a Santo Albino de Vercelli é muito antigo. O seu homónimo, bispo de Auxerre, é um dos santos mais populares da Idade Média. Nasceu em Vannes, na França em 496 de uma família nobre. Teve de renunciar a títulos e a uma rica herança para poder ingressar no mosteiro em Ticillac. Mas não obstante ele esconder as suas qualidades humanas e virtudes religiosas sempre os outros o colocavam em evidência. Foi eleito abade e assim permaneceu durante 25 anos até que, por obediência, teve de aceitar o cargo de bispo de Auxerre.

Juntando ao zelo pastoral as virtudes da prudência e firmeza, governou a sua diocese granjeando1 mais hostilidades do que aplausos. Para ele, era mais que suficiente o apoio de outro santo, o amigo São Cesário. Morreu a 1 de Março de 550. Passados breves seis anos, a fama da sua santidade já lhe merecia a dedicação de uma igreja em Angers.

O contato com o testemunho de homens como São Suitberto nos arrasta para Deus, já que somente a santidade possui esta força. Suitberto foi um dos muitos monges formados nas severas disciplinas dos mosteiros irlandenses.

Certa vez, uma missão para evangelizar os povos pagãos da baixa Alemanha não alcançou o objetivo previsto, por este motivo, houve uma segunda a qual envolveu doze missionários, e dentre eles estava São Suitberto. O Santo pregou com tanto ardor o Evangelho naquela região e seu apostolado foi realizado de maneira heróica e abençoada que muitos se voltaram pra Deus.

Com o passar da história São Suitberto recebeu a sagração episcopal e ficou responsável pelo cuidado e salvação das almas do povo da Frísia. Ele desenvolveu um lindo trabalho, porém, as dificuldades também o levaram a se abrir ao carisma de formador de evangelizadores. Fundou mosteiros onde formou discípulos de Cristo até ser totalmente consumido pelos trabalhos de vinte anos como bispo. São Suitberto morreu em 713.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.