São Josafá nasceu na Ucrânia, em Wladimir, por volta

São Josafá nasceu na Ucrânia, em Wladimir, por volta de 1580. Seus pais eram ortodoxos e viviam na Ruténia, pertencente à Polónia. Em 1596, os rutenos uniram-se à Igreja de Roma, facto que repercutiu nos eslavos ortodoxos como uma traição.

Começou, pois, a violência contra os rutenos católicos, à mercê dos turbulentos e fanáticos guerreiros cossacos, fiéis à Igreja ortodoxa.

São Josafá era um monge basiliano que, em 1618, foi aclamado bispo de Polotsk, uma das numerosas dioceses que retornara à comunhão romana. Sua actividade apostólica foi intensa e sempre voltada à unidade dos cristãos.

Por causa desta sua postura foi barbaramente assassinado, durante uma visita pastoral a Vitebsk. Amarraram seu corpo à um cão morto e jogaram-nos no fundo das águas de um rio. Foi canonizado em 1867.

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, que a vossos pastores associates São Josafá, a quem destes a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.