São João Eudes

São João Eudes nasceu em 1601, na vila de Ri, na Normandia. Depois de seus estudos em Caen, no colégio dos Jesuítas, entrou na Congregação do Oratório de França, fundado em 1611 pelo cardeal Pedro de Bérulle, quem o recebeu a 25 de março de 1623.

Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1625. Durante estes anos se impregno do pensamento espiritual de Bérulle, centrado totalmente em Cristo, e partilhou seu desejo de “restaurar em seu esplendor a ordem sacerdotal”. Penetrado de este espírito, evangelizou como missionário apostólico muitas vilas e cidades da Normandia, Ile de France, Borgonha e Bretanha.

Como sentia a urgência de contribuir na reforma do clero lhe pareceu indispensável fundar um seminário em Caen. Para realizar esta obra abandonou o Oratório e fundou, a 25 de março de 1643, com alguns sacerdotes, uma congregação que se dedicara, além dos exercícios das missões, à formação espiritual e doutrinal dos presbíteros e dos candidatos ao presbiterado. No seminário de Caen se lhe juntaram logo outros sacerdotes e assim começou a Congregação de Jesus e Maria.

Homem de realizações, fundou a Ordem de Nossa Senhora da Caridade para acolher e ajudar às mulheres e às jovens maltratadas pela vida.

Fez amar a Cristo e à Virgem Maria, falando sem cessar de seu Coração, que é sinal do amor que Deus nos dá e da comunhão à que estamos chamado. Para tributar-lhes um culto litúrgico, compôs missas e ofícios e fez celebrar a primeira festa do Coração e fez celebrar a primeira festa do Coração de Maria a 8 de fevereiro de 1648 em Autun e a do Coração de Jesus a 20 de outubro de 1672.

Fora disso, com numerosos escritos contribuiu a propagar a espiritualidade de seus mestres do Oratório, ao mesmo tempo por seu carisma próprio lhe imprimia um caráter pessoal, até o ponto que se lhe considerar também um mestre de espiritualidade.

Morreu a 19 de agosto de 1680. O Papa Pio XII o canonizou a 31 de maio de 1925.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.