Santo Isidoro: O Pai dos Concílios

O lindo da vida dos Santos é que eles dão testemunho do quanto é possível a restauração do homem de coisas grandes e pequenas. O Santo de hoje, Isidoro, que nasceu na Espanha em 560. Ele era de família de santos, tendo, porém, uma grande dificuldade nos estudos, que foram transformadas com a Graça que o elevou como um dos homens mais cultos do séculos e doutor da Igreja.

Santo Isidoro, por ter perdido cedo os seus pais, ficou aos cuidados de um dos seus Santos irmãos, que lhe deu não só educação mas formação de santidade. Conta a história que Santo Isidoro, quando menino, com a sua grande dificuldade nos estudos, chegou a fugir do compromisso até que, certa vez, ele se viu explicando para uma mulher o quanto a perseverança e a firmeza de uma corda poderia abrir uma canaleta em uma rocha. Naquele momento ele sentiu que Deus lhe chamava para uma retomada aos estudos, que aceitou com tanta dedicação que veio a se tornar um dos homens mais cultos da Espanha.

Com a morte de seu santo irmão Leandro, Isidoro, que já impressionava pela sua fidelidade e conhecimento da Doutrina, foi eleito pelo povo bispo de Sevilha. Como escritor conseguiu abordar assuntos universais, tanto no campo da Cultura, como da Filosofia e Teologia. Como bispo trabalhou com coragem na salvação das almas que podiam ser atingidas com mais facilidade, já que o Rei Visigodo tinha se convertido ao Cristianismo Católico. Santo Isidoro reconhecido na vida como Doutor e confirmado pela Igreja, morreu depois de 35 anos de um santo espiscopado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.