Ressurreição: chama acesa da fé

Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo‘. (Ef 2,6)

A palavra Páscoa vem do hebreu ‘Peseach’ e significa ‘passagem’. No Antigo Testamento, os judeus também comemoravam a Páscoa relembrando a passagem do mar vermelho, quando Moisés conduziu o povo hebreu fora do Egito, onde predominava a escravidão (Ex 14, 15-15,1).

A Ressurreição de Jesus é a festa mais importante da fé cristã. A morte não é o fim, mas a passagem para a vida. Surge a luz para dissipar as trevas. As portas do inferno não prevaleceram, pois o Senhor resgatou a chave do Paraíso eterno. O Rei não ocupa definitivamente a mansão dos mortos. Alcança a vitória da vida e permanece sentado no trono à direita de Deus Pai todo Poderoso.

Ressurreição é fonte de libertação alcançada pela fé. Participamos da herança celeste através da nossa fé, raiz da vida cristã. Acreditar é assumir o compromisso de comunhão com o Senhor.

Jesus morreu uma vez por todas para o pecado. Ressuscitado, o templo de Deus é reerguido em três dias. A pedra que O prendia, no terceiro dia rolou e a condenação eterna foi dissipada pelo Sangue Redentor. Vivificados pelo Espírito, recebemos a plenitude da graça através da Páscoa perene, Jesus Cristo. Nesta celebração da Igreja, participamos da Ceia Eucarística e experimentamos o sabor da vida nova. A Ressurreição de Jesus é a celebração pascal vivida diariamente em todos os altares do mundo.

O Cordeiro Imolado doa-se no banquete do altar. O alimento imperecível, lança fora o fermento velho, onde nos tornamos uma massa nova e somos nutridos pelos pães ázimos de pureza e de verdade. (I Cor 5, 7-8)

A vitória da salvação convida-nos a buscar as coisas do alto e a aspirar às coisas celestes. (Cl 3, 1-2). Alcançar o céu é desejá-lo, atravessando a ponte da cruz, única porta que nos leva ao caminho da Pátria eterna.

Morremos com Cristo e somos sepultados com Ele através do batismo da salvação. A água que jorrou do Coração de Jesus é o Sacramento pascal. Ressuscitamos com Jesus para a vida nova. A pedra que nos encarcerava é removida, a sombra da morte que nos cobria é envolvida pela luz resplandecente do Salvador.

Não somos mais destruídos e desfigurados pelo fogo da condenação, mas consumidos pelo fogo da salvação. A chama da Ressurreição permanece acesa, pois a Luz de Cristo desperta a humanidade adormecida pelo pecado. Vamos ao encontro de Jesus Ressuscitado! Ele venceu a morte e quer celebrar a vitória em sua vida! Cantemos aleluias ao Salvador!

Senhor, remova das nossas vidas todas as pedras que nos prendem na escuridão. Liberta-nos da morte e assim viveremosà luz da verdade. Retire-nos do sepulcro e assim encontraremos a nossa morada definitiva‘. Feliz Páscoa !