Relacionando-se com profundidade

“Quem aceita incondicionalmente o outro, atravessa com ele todas as fases de seu desenvolvimento e todas as emoções de sua alma”. (Matias Claudius)

A cada dia temos deparado com uma juventude que perdeu o sentido da amizade. A amizade é uma coisa que tem de ser cultivada em Deus. Ultimamente os valores e o significado da amizade têm sido trocados.

Há dentro de nós um princípio que nos move ao diálogo, ao relacionamento, à participação, ao encontro: a amizade. A necessidade de descobrirmos as “delícias de Deus”, em cada pessoa. A verdadeira amizade é aquela que sai em busca de aprofundarmos no conhecimento do outro.

A grande virtude que temos é amar. Aquele que ama, enfrenta as barreiras do orgulho para adentrar no coração silenciado. Coração que anseia por ser desvendado.

Jamais tenha medo de ir ao encontro de um amigo. A amizade bem vivida gera em nós, cura. Aquele que não permite conhecê-la, jamais experimentará o “ser amado”. Não há necessidade nenhuma de deixar de ser aquilo que realmente você é. Basta apenas amar e deixar ser amado, conhecer o outro e permitir que o outro conheça você.

“Deus não criou o homem para viver sozinho, mas para que conviva com o outro e ambos se completem com suas diferenças.” (Dicionário Teológico da Vida Consagrada, Pg 21).

Apresentarei a vocês algumas características de um grande amigo, principalmente diante de Deus:

:: Fidelidade/lealdade;
:: Constância na amizade;
:: Intimidade/presença/socorro em crises e apertos;
:: Honestidade/confiabilidade;
:: Estimular o aperfeiçoamento do caráter;
:: Levar seu amigo a um maior e melhor comprometimento com Deus

Neste tempo, estou experimentando em minha vida a oportunidade de viver estas belas amizades. São amigos que, hoje, fazem parte da minha história. Lembre-se sempre: se permita ser amado pelos seus amigos. Já termino esta partilha de vida, lançando um desafio a vocês:

Procure viver com profundidade seus relacionamentos. Eis os Dez Mandamentos da Amizade, para vivermos juntos:

1. Converse com as pessoas. Não há nada de tão agradável quanto uma palavra de saudação;
2. Sorria para as pessoas. O sorriso manifesta alegria. Não custa nada para quem o dá e faz nascer a esperança em quem o recebe;
3. Seja amigo, prestativo. Se você quiser ter amigos, seja amigo;
4. Seja cordial e simples. Coloque o coração em primeiro lugar, quando você conversa e dialoga com as pessoas;
5. Procure se interessar pelos outros. Muitas vezes, é muito mais importante escutar do que falar;
6. Procure elogiar, animar, incentivar;
7. Respeite os sentimentos dos outros. Não procure impor suas idéias;
8. Preocupe-se com os problemas dos outros. A solidariedade nas horas difíceis e de sofrimentos faz nascer amizades eternas;
9. Seja responsável e procure ajudar. O que vale na vida é o que fazemos pelos outros. Servir é o verdadeiro sentido da vida;
10. Toda amizade verdadeira leva ao encontro com Deus. Nenhuma amizade humana dura se Deus não estiver presente.

Um grande abraço daquele que já entra no desafio de amar.

Seu irmão em Cristo!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.