Recebendo Jesus Eucarístico...

Orientações de São Cirilo de Jerusalém quando formos receber Jesus Eucarístico na mão:

‘Quando te aproximares para receber o Senhor não o faças com os braços soltos e com os dedos abertos, mas faça da tua mão esquerda o Trono para a sua mão direita, pois nesta receberás o Rei, e na alma recebes o Corpo de Cristo dizendo Amém. Então, com todo cuidado, santifica teus olhos pelo Santo Corpo e em seguida toma-O e cuida para que nada se perca.

Com efeito, qualquer migalha que perderes seria como que perder um dos teus próprios membros.

Diga-me: se colocassem ouro em pó na tua mão, você não guardaria com toda atenção? Não terás, portanto, ainda maior cuidado com o objeto ainda mais precioso que o ouro e que qualquer pedra preciosa, para que não se perca nenhuma migalha?

Depois, tendo comungado o Corpo de Cristo, aproxima-te do Cálice do Seu Sangue, inclina-te num gesto de Adoração e diga Amém. Santifica-te assim tomando também o Sangue de Cristo.

E esperando a oração, dá Graças a Deus, que te considerou digno de tão grande Mistério…’

Oração:

‘Ó Maria, que as minhas mãos possam ser tão acolhedoras quanto o Seu Coração quando recebeu Jesus!! Faça do meu coração o teu útero, cheio de amor para recebê-Lo. Santos anjos, dai-me o Vosso zelo, para que eu saiba guardar o Corpo de Deus. Amém!’

São Cirilo de Jerusalém

Obs.: A Igreja ainda oferece a oportunidade do fiel comungar diretamente na boca.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.