Reações

Sabemos que reação é uma resposta a uma determinada ação que sofremos. Por exemplo: temos em nosso organismo o chamado sistema imunológico que reage aos corpos estranhos que o prejudicam, a fim de eliminá-los. São proteções naturais que possuímos, com o objetivo de nos manter saudáveis. Da mesma forma, quando sofremos alguma ofensa ou agressão, rapidamente reagimos, procurando nos defender. Aí surge um questionamento: será que nossas reações são realmente positivas ou não?

Certo dia, ouvi uma história que me fez refletir sobre minhas próprias reações e descobri algo muito rico que quero partilhar com você: “Conta-se que um jovem cristão desenvolveu o hábito de comprar jornais todas as manhãs na mesma banca. Porém, sempre que se dirigia ao jornaleiro, era recebido com grosserias e arrogância. Contudo, ele não se deixava levar por tal atitude e sempre saia da banca agradecendo ao jornaleiro. Certa manhã, esse jovem recebeu em sua casa a visita de um irmão seu, então o convidou para ir com ele à padaria comprar pães. E ele aceitou. Na volta, passaram na banca de jornais, e, como sempre, o jovem disse “bom dia” ao jornaleiro que novamente foi rude. Como de costume, ele saiu da banca agradecendo ao jornaleiro. Indignado, o seu irmão lhe perguntou porque não havia devolvido a agressão, visto que o jornaleiro tinha sido tão grosseiro. O jovem sorriu e respondeu: – Eu sei que a atitude do jornaleiro não é das melhores, mas não permito sua atitude grosseira determine minha reação. Eu prefiro agradecer e sair tranqüilo e em paz da banca de jornais“.

Ser livre implica não em nos deixar conduzir pelos impulsos, mas em ter domínio sobre eles. Quando somos determinados pelas reações, nos escravizamos. Isso nos mostra muito claramente a atitude que nós cristãos precisamos ter diante de certas situações, lembrando os ensinamentos de Jesus: “quando alguém lhe bater na face direita, ofereça-lhe também a outra” (Mateus 5, 39).

Não é fácil termos atitudes como essa que o jovem teve, mas acredite, se realmente queremos mudar o mundo à nossa volta, precisamos aceitar o desfio de Jesus. Procure em sua vida ter atitudes concretas de amor e misericórdia e com certeza vai perceber que sua vida será melhor. O mundo ainda não conheceu a força do amor. Precisamos mostrar a ele.