Quando dizer a Verdade?

Inúmeras vezes nós somos obrigados a chamar uma pessoa e dizer a verdade a ela, apontar seus erros para que ela não os cometa mais.

No entanto, isto muitas vezes magoa ou reprime aqueles que estamos corrigindo e por isto nos questionamos: ‘será que eu devo mesmo falar para esta pessoa que ela esta errada? E se ela não aceitar a verdade?’.

Diversas vezes, porque amamos muito uma pessoa, omitimos a verdade para que ela não fique magoada com uma correção que deveríamos fazer.

Será que esta atitude é correta? Estamos amando de fato?

Podemos observar na bíblia duas características de Deus, que é a Verdade (Jo 14,6), e o amor (1Jo 4,8). Se Deus é a verdade, mas também é o amor, significa que estas duas virtudes estão intimamente ligadas.

Portanto eu nunca posso dizer a verdade sem amor, sem caridade, mas também nunca posso sacrificar a verdade em nome do amor, da caridade. Este é o equilíbrio que deve reger a nossa vida!

Na hora de exortarmos alguém, nunca devemos faze-lo carregado de emoções, raiva, rancor, pois facilmente ultrapassamos o limite entre o que é justo, e caímos na vingança, no exagero. No entanto se preferimos ficar quietos perante a situação, estamos sendo cúmplice desta, e impedimos que esta pessoa cresça.

A solução é aprender a corrigir da forma certa, conforme a sensibilidade de cada um.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.