Palavras de dom Damasceno na abertura da 40ª AG

Depois de termos celebrado com nossas comunidades a Páscoa do Senhor, estamos reunidos nesta manhã para a celebração eucarística, com a qual iniciamos a 40ª Assembléia Geral, que se situa dentro das comemorações dos 50 anos de criação da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil. Cremos firmemente que é o Senhor Ressuscitado, o Senhor da História, que nos convoca e nos reúne.

Esta 40ª Assembléia é uma oportunidade para, especialmente nas celebrações litúrgicas, agradecer e louvar a Deus pelo serviço à Igreja e à sociedade brasileira e também pedir perdão pelas suas faltas. É também uma oportunidade para avaliar a caminhada da Conferência ao longo desses 50 anos e traçar rumos para o futuro.

É ainda, uma excelente ocasião para renovar o compromisso com os objetivos que inspiraram a fundação da Conferência, tais como: a comunhão dos bispos entre si e com o sucessor de Pedro, facilitar e promover o relacionamento entre os seus membros, trocar experiências, apoiar-se mutuamente e participar na decisão em questões de interesse comum.

Renovar o ardor evangelizador que é missão essencial da Igreja, evangelização que comporta uma mensagem explícita sobre Jesus Cristo, suas palavras e o Reino para o qual ele nos conquistou com sua morte e ressurreição. Uma evangelização adaptada às diversas situações e continuamente atualizada sobre os direitos e deveres de toda pessoa humana e sobre a vida familiar, sobre a vida comum em sociedade, sobre a vida internacional, a paz, a justiça e o desenvolvimento; uma mensagem sobremaneira vigorosa dos nossos dias sobre a libertação.

Peçamos ao Espírito Santo que abra o nosso coração para o diálogo, ilumine as nossas mentes para compreendermos a real situação do povo, nos faça atentos aos sinais dos tempos, interpretados à luz da Palavra de Deus e nos fortaleça no serviço para a construção de uma sociedade justa e solidária para todos os brasileiros.

Dom Raimundo Damasceno
Secretário Geral da CNBB

Itaici, 10 de abril de 2002

Cobertura completa da 40º Assembléia Geral dos Bispos do Brasil em Itaici aqui no Portal cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.