Palavra chave: imediatamente

No diálogo entre Dom Bosco e o primeiro garoto (ele mesmo escreveu este diálogo) existe a expressão Imediatamente. Isso parece uma expressão corriqueira mas na verdade é a palavra-chave de Dom Bosco. De fato Dom Bosco é imediato para agir diante das necessidades urgentes dos jovens e da impossibilidade de esperar mais.

Em face da Revolução Industrial, na impossibilidade de encontrar bons e prontos planos e programas de ação, Dom Bosco e os primeiros salesianos usavam todas as suas forças para fazer alguma coisa imediatamente para os jovens que estavam com problemas.

O que dirigiu seus programas de ação foram as necessidades urgentes daqueles jovens. Eles precisavam de uma escola e de um trabalho que garantiria um futuro mais seguro; precisavam sentir-se realmente como garotos, ou melhor, eles precisavam perder esse receio de correr e se divertir pelos campos, ao invés de sentir a tristeza das ruas da cidade; ele precisavam se encontrar com Deus para descobrir e viver com dignidade. Pão, catecismo, estudo profissionalizante e um trabalho assegurado por um contrato eram portanto tudo aquilo que e Dom Bosco e os salesiano tentavam garantir para estes jovens. Se vir até você alguém que está morrendo de fome, ao invés de dar à pessoa um peixe, ensine ela a pescar. A intervenção imediata não é o suficiente para preparar um futuro diferente enquanto aos poucos o pobre morre de miséria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.