entenda

A qual obediência Deus quer me levar?

Tenho perguntado-me isto a cada dia: a qual obediência Deus quer me levar. Aos poucos, o Espírito Santo tem revelado-me que Deus quer levar-me a uma verdadeira e perfeita obediência: “A obediência do Cristo”, a obediência da renúncia, pois é impossível chegar à obediência sem passar, antes, pela renúncia e pela “morte da minha vontade”. Não posso dizer que é fácil, mas também não posso dizer que é difícil, a ponto de você não conseguir viver. Obediência é uma aventura que desafia a razão, o racional. Porque não dizer: “Obediência é uma loucura!”. Só os loucos conseguem obedecer com perfeição! Obedecer é uma sabedoria de Deus, é uma pedagogia Divina que nos santifica.

Olhando para a vida dos profetas, para a vida dos santos, fico imaginado Noé, quando Deus o mandou construir aquela arca. Fico imaginado o que se passou pela sua cabeça, pelo seu coração, os medos e as incertezas que sentiu. E Abraão… Imagine pegar o próprio filho para oferecer em sacrifício a Deus! E se fosse você? Você teria coragem? Fico pensando em Moisés diante do Mar Vermelho com o cajado na mão pedindo para as águas se abrirem.

Quando olho para esses homens, vejo o quanto ainda preciso caminhar para aprender a obedecer, mas tenho aprendido que a obediência é um caminho a ser trilhado a cada dia, a começar das pequenas coisas. Quem não conseguir obedecer nas pequenas coisas, não será capaz de obedecer nas grandes!

A qual obediência Deus quer me levar?

Foto ilustrativa: Paula Dizaró/cancaonova.com

Uma das coisas que nos impedem de obedecer é olhar para os pecados das nossas autoridades; precisamos aprender que pecados, eles sempre terão, pois perfeito só Deus! Mas para obedecer é preciso olhar além, é preciso transpor a pessoa, a situação. Quem não faz isso, não vai conseguir obedecer. É preciso acreditar que a autoridade exercida pela pessoa, foi Deus quem constituiu (cf. Rm 13,1) Quando aprendemos a obedecer desta forma, a obediência deixa de ser um peso, o que, na verdade, ela nunca foi. A achamos e a julgamos desta forma, porque não conhecíamos e não sabíamos obedecer de verdade.

Conhecendo mais um pouco sobre a obediência

A obediência é um principio fundamental para o alcance dos objetivos e das metas de um grupo. Sem ela, entramos no mundo da desorganização e do individualismo. A partir da sua família e, se estendendo ao seu trabalho, à sua vida de Comunidade, enfim, a tudo que o insere em um contexto de hierarquia.

Se faltar obediência, faltará a ordem; se faltar a ordem faltará a paz!

O Espírito Santo é o melhor formador de obediência! Assim como Ele formou os profetas, os santos, Maria; quer formar a mim e a você no silêncio do nosso coração. Faça essa experiência de deixar-se formar pelo Espírito de Deus, deixe que Ele o conduza à docilidade de mente e de coração. Se você deixar-se formar nesta escola do Espírito, receberá o diploma da submissão e da obediência. Ela é caminho de santidade para todos nós!

Leia mais:
::O RH de Jesus não segue os critérios humanos
::Como identificar se tenho descontrole emocional?
::Como tenho vivido minhas relações?
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com

O que é obediência cega?
Esse é um grau elevado de obediência que todos precisamos almejar, é aquela obediência que é executada sem uso da razão, é aquela que não questiona, mas que somente executa, com precisão, a ordem recebida. É um pouco parecida com a obediência militar.

O que é submissão?
É a obediência do coração, é aquela que ninguém vê só Deus. Eu posso muito bem ser obediente, mas não ser submisso!

Deus abençoe você!

João Paulo Medeiros

comportamento