O Papa com os jovens

“A alegria do Senhor é a vossa força” (Ne 8,10).

Desde que tomamos conhecimento da vinda do Santo Padre o Papa Bento XVI ao Brasil o nosso coração ficou radiante de alegria. Pois, muito mais do que ver e ouvir o nosso Pastor, ele estará conosco. O Papa estará no meio de nós. Ele vem como Bom Pastor para estar no meio das ovelhas. Ele vem como Mestre para nos confirmar e nos ensinar na fé. Ele vem como amigo para caminhar conosco. Ele vem como pai para nos fortalecer em nossa caminhada. Ele vem com o coração cheio de juventude para estar no meio dos jovens e estar com a juventude.

A agenda do Santo Padre será extensa no Brasil, incluindo São Paulo e Aparecida. E mesmo assim, o Papa desejou estar com os jovens. Ao decidir estar com os Jovens, o Papa assim como Jesus, o Jovem Galileu, nos dá um recado que toca no íntimo do coração do povo brasileiro e, particularmente, no coração da nossa juventude. É como se o Papa repetisse as palavras do Senhor: “desejei ardentemente estar convosco”! (Lc 22,15).

Este grande, memorável e histórico encontro do Papa com os jovens, reflete e expressa que Cristo deseja estar com os Jovens. Expressa também que a Igreja, seguindo os passos de Jesus, quer estar com a juventude. Cristo caminha, lado a lado, com os jovens. A Igreja está com os jovens. E o Papa está com o coração aberto para os jovens. Por isso, o Santo Padre estará no meio dos Jovens em São Paulo.

Os nossos jovens não podem ser vistos, olhados e tratados somente como problemas a serem enfrentados. Jovem não é sinônimo apenas de drama, pedra e espinho para a família, para a sociedade e para a igreja. Os nossos jovens são uma verdadeira “Itaipú” na potência de seus dons, na grandeza da sua alma e na generosidade de seu coração. Quando você conquista um jovem, você o tem para “o que der e vier”. Quando você convence um jovem sobre algo, você o tem como um artífice na construção de um tempo novo. Jovem é sinônimo de sonho, de idéias, de garra, de vontade, de planos, de conquistas!!!! Jovem é como um vulcão no pensar, no planejar e também no agir. Os nossos jovens precisam de referências que ajudem a percorrerem o caminho certo na transformação do sonho em realidade!!! Os nossos jovens, enfim, são uma bênção de Deus!

É muito interessante que os jovens de todo Brasil, estejam ávidos em participarem do Encontro com o Papa em São Paulo. De Norte a Sul, Leste a Oeste, do Oiapoque ao Chuí, os jovens estarão representados por participantes de todos os rincões de nosso imenso País. O Santo Padre quando chegar ao Brasil já terá completado 80 anos de vida. E isto é algo muito admirável. Pois, o Papa no alto de seus 80 anos estará com uma juventude vibrante e com toda certeza, conseguirá falar e atingir não somente ao intelecto dos jovens. Mas, sobretudo ao coração da juventude que pulsa e deseja um mundo novo! O diálogo fluirá. Os frutos nascerão. Pois, onde Cristo se faz presente, caem por terra todas as barreiras, inclusive da diferença entre as gerações!!! O Papa vai escutar as batidas do coração da nossa juventude. Os jovens verão o coração do Santo Padre capaz de amar a todos e desejar o bem prá nossa juventude!

Logo no início do Pontificado de Bento XVI, ele disse que “la Chiesa é giovani”, ou seja, a Igreja é jovem. E é mesmo. Jesus torna a Igreja sempre jovem, porque a Sua palavra é de Vida Eterna. Em Cristo, todos se tornam uma nova criatura. Em Cristo os nossos jovens serão sempre jovens e terão sempre a graça de olharem e buscarem uma vida nova, colaborando para que tenhamos um mundo novo. Sendo assim, unamos os nossos esforços, de modo especial, família, Igreja e educação. Para que juntos possamos oferecer Cristo para os nossos jovens e ao mesmo tempo, que consigamos conduzí-los para Cristo. Temos fé e rezamos para que o encontro do Papa com os jovens em São Paulo, reafirme em todos a certeza de que Jesus é o caminho, a verdade e a vida, que gera novos homens para um mundo novo!

Assista e participe no próximo sábado: Diálogo com Deus na TV Canção Nova, às 16:30h ao vivo!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.