Muito mais que cafezinho

Muito mais que cafezinho

“Tome mais um cafezinho…”; “Já lhe ofereceram um café?”; “Vamos pelo menos tomar um cafezinho…”. Essas frases são tão comuns que já nos acostumamos a encarar o ato de tomar café como uma coisa corriqueira, e não como algo que pode nos proporcionar muito prazer e demonstrar, de fato, nosso apreço por aqueles a quem oferecemos a bebida. O café, na verdade, é o fecho de ouro de qualquer refeição ou, fora de horário, pode se transformar em um momento muito especial. Confira, então, as dicas a seguir:

Apresentação – Montar uma bandeja de café parece e é simples. Mas também merece certo capricho. Por exemplo: não dispense a toalha. Ela “veste” o jogo de café lindamente. E por falar em jogo, não é preciso ter um de porcelana inglesa para fazer bonito. Que tal louça branca? É infinitamente elegante. Sobre uma toalha amarela, o efeito é suave e lindo. O bule e o açucareiro devem ser prateados, para não interferir.

Para Servir – Se os convidados não forem muitos, sirva-os pessoalmente. É um gesto de atenção imensamente apreciado. Se não couberem todas as xícaras na bandeja, faça dois turnos sem problemas. E deixe uma bandeja só para as xícaras e outra especial para o bule e o açucareiro. Nada de deixar as xícaras cheias, além disso, o café já servido esfria muito mais rápido.

Com que servir – Alguns dos melhores restaurantes da cidade passaram a incrementar seu cafezinho servindo junto petit fours – aqueles deliciosos docinhos de receita francesa, com enorme sucesso. Você pode servir desde sequilhos, passando por bombons e até mesmo um licor junto.
É isso aí: muita gente alterna um gole de café com um de licor, pois uma bebida realça o sabor da outra.

Timing – O momento de servir o café é muito importante. Se servir depois de meia hora da sobremesa, as pessoas já estarão loucas para ir embora e nem aproveitarão. O certo é em seguida. Pode ter certeza de que depois de uma ótima refeição, todo mundo fica esperando, na seqüência, um grande café.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.