Mistério do sofrimento

Um dos grandes mistérios que assolam a humanidade hoje é do sofrimento, diante de tanto terrorismo que estamos acompanhando pelos noticiários. Tem uma frase muito bonita que eu gosto: “Se não houvesse um grande mistério por trás do sofrimento, Deus não teria escolhido a cruz pra salvar a humanidade”.

E hoje neste dia da ‘Exaltação da Santa Cruz’, nós também podemos dizer que é a exaltação do grande amor que Deus teve pela humanidade. Nós nunca vamos descobrir totalmente qual esse mistério, porque mistério não têm como descobrir, sempre estará escondido, é diferente do problema, que o problema têm solução, mas a grande prova de amor, é que Deus enviou seu filho, como diz na leitura de hoje (João 3, 13-17), seu filho amado, não pra condenar o mundo pelo sofrimento, mas para aliviar o sofrimento. E uma das coisas que devemos prestar atenção no dia de hoje, principalmente na liturgia da Santa Missa, é que Jesus Cristo veio nos ensinar como lidar com o sofrimento, vem nos ajudar a lidar com a cruz, e ninguém mais pode nos ensinar a viver os sofrimentos de hoje, do que aquele que carregou todo o sofrimento da humanidade nas costas, e como diz o evangelho de hoje: “Não há maior amor do que aquele que dá a vida pelo outro”.

O sofrimento vivido em Jesus Cristo é um sofrimento redentor, que nos faz compreender toda a dinâmica da cruz: a dinâmica do amor, quando você consegue compreender isso, você vive realmente o mistério do cristianismo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.