Lançando as redes com o Cristo

A Campanha da Evangelização, que realizamos todos os anos nas três primeiras semanas do Advento, nos ajuda a assumir as conseqüências da preparação e celebração do Natal. Aceitar o nascimento de Jesus nos leva a comunica-lo a todos, com uma evangelização promotora da vida de sentido para todos. Quantos ainda precisam de conhecer melhor a Jesus e o que Ele ensinou!

Não nos basta formar-nos individualmente para termos a salvação somente para nós. Só é possível salvar-nos em comunhão com Deus e o semelhante. A árvore boa se conhece pelos frutos. Estes não são produzidos apenas para alguns privilegiados. Todos estamos na mesma caminhada existencial. O grande barco da Igreja, instituído por Jesus, tem a missão de chamar a todos para dele participarem e conseguirem ter os meios importantes e necessários para o encaminhamento da vida que leve a todos à salvação. Somos co-responsáveis pela salvação de todos.

O slogan “Lançando as redes com o Cristo” nos leva a nos preparar para a celebração do mistério da vinda de Deus feito homem, querendo com Ele trabalhar na “pesca” abundante da graça do Senhor. Cada um é chamado, nas vocações diferentes, como leigos (as), religiosos (as) e sacerdotes, para a inter-ajuda e correspondência com a missão de pescadores do Reino. A fé no Filho de Deus nos envolve na evangelização em todos os lugares e circunstâncias. Individualmente não somos capazes de evangelizar a todos. Por isso, somos solidários com quem vai a outros lugares para anunciar e implantar o Reino da justiça e do amor que Jesus quer, para a felicidade de todos.

Participando da Campanha da Evangelização, fazemos nossa preparação à celebração do Natal com a oração mais intensa, a Novena do Natal, a conversão pessoal e comunitária, a celebração da Reconciliação, a penitência, a caridade e a oferta generosa em bem da evangelização. Há tantas pessoas, em lugares diferentes, que precisam de melhor evangelização. Faltam, muitas vezes, meios, inclusive materiais, para a formação de pessoas e aquisição de livros e instrumentos para tal finalidade.

Somos convocados a fazer nossa doação. Paróquias, comunidades, Dioceses, grupos e pessoas esperam por ajuda, em todo o Brasil, principalmente em locais mais carentes. Com nossa contribuição generosa, em nossas comunidades, paróquias e organizações estaremos colocando em prática a solidariedade com a causa da evangelização.

Todos somos convocados para dar, com muita generosidade, nossa contribuição, especialmente no terceiro domingo do Advento, para a obra da evangelização em todo o Brasil!

D. José Alberto Moura, CSS
Bispo de Uberlândia e Coordenador da Campanha da Evangelização

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.