Espera no Senhor

Acredito que uma das maiores e mais preciosas virtudes do cristão é a paciência, o saber esperar. Não é à toa que os grandes mestres e doutores da nossa fé sempre conduziram seus discípulos pelos caminhos da paciência e da esperança.

Hoje cedo me deparei com a passagem de Eclesiástico, que diz: “Suportai as demoras de Deus, agarra-te a Ele e não o largues… tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; na tua humilhação tem paciência, pois é no fogo que o ouro e a prata são provados, e no cadinho da humilhação os que são agradáveis a Deus. Crê em Deus e Ele cuidará de ti; espera n’Ele, e Ele dirigirá os teus caminhos” (Eclo 2,1-5). Na mesma Palavra, o Senhor ainda nos faz rever a história e o cumprimento de Suas promessas quando diz: “…considerai filhos, as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? Quem permaneceu nos seus caminhos e foi abandonado? Pois o Senhor é compassivo e misericordioso… protege todos os que o procuram com sinceridade”. (Eclo 2,6)

Aí está o ponto principal da Palavra: o Senhor protege os que o procuram com sinceridade!

Deus que sonda os corações e sabe dos nossos pensamentos antes mesmo que eles cheguem ao nosso consciente, costuma levar a sério a sinceridade com a qual vivemos nossos dias.

Sinceridade de coração é o que Deus espera daqueles que n’Ele confiam. A Deus ninguém engana… por isso, a sinceridade torna-se tão fundamental.

Sei que cada um espera do seu jeito, mas quem nesta vida não espera por alguma coisa? Digo a partir da minha experiência diária, do nascer ao pôr do sol, espero em Deus.

Considero que uma das lições mais importantes que tenho aprendido, é a arte de esperar com confiança e sinceridade. Sempre gostei de resolver as coisas do meu jeito e fazia o possível para antecipar o que desejava ver acontecer, vivi assim alguns anos e, diga-se de passagem, com estas atitudes até obtive conquistas que me fizeram pensar que estava agindo da maneira mais correta possível. No entanto, quanto mais cresço na intimidade com Deus, mais compreendo que é no tempo de espera que sou moldada, e aos poucos, vou me tornando testemunha da esperança neste mundo que padece por falta de esperança. A Palavra de Deus define fé como: “a maneira de possuir aquilo que não se vê”. Acredito que é desta forma que precisamos seguir a cada dia sem desanimar, a esperança e a perseverança têm o poder de nos moldar à imagem de Cristo, nossa meta!

Os fatos provam a fidelidade de Deus! A História de Salvação da humanidade narra de Gênesis a Apocalipse as promessas do Senhor e o cumprimento delas, só posso confiar!

Um coisa é certa: sou amada por Deus e Ele tem o controle de todas as coisas em minha vida, sabe o que é melhor para mim… Isso me faz esperar com sinceridade a cada dia.

“Há um Deus que te ama, Ele tudo pode transformar. Teu amor nos sustentará, espera n’Ele e Ele tudo fará, tudo fará…”

Espera no Senhor e tem coragem!


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora do livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.