E quando eu peço e Deus não me dá?

Na última formação, falei da insistência na oração. Falei que devemos pedir sem cessar ao Senhor e digo a vocês que não retiro nada do que digo. Porém, existe um fato importante nessa relação entre o nosso pedido e o fato de Deus atender ou não, isso que acreditamos necessitar: A questão de que Deus é Deus e Ele nos atende se Ele quiser!

Às vezes pensamos que Deus é igual àqueles gênios dos filmes de mil e uma noites: basta a gente pedir, que Ele vai piscar os olhos e tudo vai acontecer. Em primeiro lugar, isso é muito errado! Errado mesmo! Sabe, às vezes a gente nem se dá conta de que na verdade, nós é que somos os servos e, Deus é que é o Senhor.

Muitas vezes, pedimos as coisas a Deus e quando Ele não nos dá, logo nos chateamos, deixamos de rezar, ficamos bravos porque Deus não faz aquilo que a gente quer, como se Deus tivesse a obrigação de ser nosso “empregado” para assuntos extraordinários… às vezes, deixa de ir à Igreja, porque está “machucado”, magoado com Deus. Parece até engraçado, mas isso que estou falando para você é muito triste… triste, porque ao invés de tratarmos Deus como Senhor de nossas vidas, colocamos Aquele que tudo fez e faz para nós, num lugar que nunca, em hipótese alguma, poderia ser ocupado por Ele. Deus não é meu escravo, nem seu escravo. Ele é o Senhor!

Mais ainda: Deus é uma pessoa; uma pessoa, com quem devemos aprender a dialogar e conversar. Muitas vezes, precisaremos mesmo argumentar, insistir, mas sabendo que Ele é o Senhor e nós somos os servos e que, sendo servos, estamos fazendo um pedido ao nosso Senhor, ao nosso Patrão.

Quando você vai pedir um aumento ao seu patrão, você vai tão arrogante, como você vai pedir algo a Deus? Não. Você até ensaia o que vai dizer; pede licença ao entrar; faz uma introdução… Não é assim? E ainda assim, seu patrão pode lhe dizer não! Ou estou errado?

Deus não é obrigado a nos atender! Ele nós atenderá se desejar. A nós, cabe pedir. E pedir educada e humildemente as coisas que necessitarmos. Ser incessante na oração, não é ser mal educado, nem desaforado na oração! A nós cabe apenas rezar! Só isso… e nada mais!

Outra coisa bem importante que devemos entender e aceitar – por mais difícil que seja para alguns: Deus é muito mais inteligente do que você e do que eu! E mais: Deus sabe quando determinado pedido vai lhe fazer bem ou não, porque às vezes, os nossos pedidos são tão egoístas…

Repito: Nós não devemos deixar de pedir, precisamos pedir sem cessar. Porém, devemos ter a consciência de que muitas vezes, não seremos atendidos do jeito que queremos e na hora que queremos.

Não sei se vocês já ouviram o ditado que diz que existe hora para tudo… acho que já. Pois bem, na psicologia de Deus também existe hora para tudo, inclusive para lhe responder.

Aí talvez você me pergunte: E como vou saber se continuo pedindo ou não? Como vou fazer para saber qual a vontade de Deus?

A resposta é muito simples: Deus nos fala sempre que pedimos uma resposta a Ele! O problema é que não entendemos a linguagem de Deus. É como se eu colocasse você e um indiano para conversar. Você entenderia a língua dele? Claro que não!

Agora, se você estudasse a língua dele, ou morasse na Índia, com tempo, você começaria a entender algumas palavras, depois algumas frases até que você iria logo aprender a falar a língua dele. Você entendeu?

Deus nos fala sempre. O problema é que Deus nos fala do jeito Dele. E nós queremos escutar aquilo que queremos e do nosso jeito. Por isso que precisamos nos aprofundar na palavra, nos sacramentos, na santidade…

Quanto mais você aprender a falar a “língua” de Deus, mais fácil você vai aprender a ouvi-lo, e assim você vai ter a certeza de que está ou não no caminho certo.

Agora reflita: Quanto tempo você tem se dedicado a aprender a linguagem de Deus? Como está a sua freqüência nas missas? Você tem lido a Palavra? Você tem meditado nela? Obras de caridade você tem feito? Tem amado? Tem perdoado? Tem lutado consigo mesmo?

Pode parecer loucura, mas fazendo isso, se doando, se dando, certamente você vai aprender a ouvir melhor a voz de Deus, porque é isso que Ele mais faz por você! Se dedique mais a aprender a linguagem de Deus! E você terá a cada dia mais e mais respostas concretas para sua vida. Isso eu garanto.

Que Deus o abençoe, e, um forte abraço!

Aguardo seus comentários!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.